> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Vestibular Unicamp tem recorde de inscritos


www.ultimosegundo.ig.com.br - 22.10.10

Vestibular Unicamp tem recorde de inscritos

Processo seletivo recebeu 57.201 inscrições, 3% a mais do que no ano passado. Medicina segue como o curso mais concorrido

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) bateu novo recorde de inscrições neste ano: 57.201 candidatos. O número representa um crescimento de 3% em relação ao do vestibular do ano passado, quando a Unicamp já havia registrado recorde de 55.484 inscritos. Os mais de 57 mil candidatos disputarão 3.444 vagas de 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp).

A relação candidatos por vaga geral também subiu, de 16,1 em 2009, para 16,6 nesta edição. Entre os dez cursos mais concorridos, Medicina segue na liderança com 11.427 candidatos inscritos e uma relação de 104 candidatos por vaga. Em seguida, estão as carreiras de Arquitetura e Urbanismo, com 71,5 candidatos por vaga, Medicina na Famerp (63), Comunicação Social e Midialogia (38,7), Engenharia Civil (36,4 c/v), Ciências Biológicas – Integral (36,1 c/v), Engenharia Química – Integral (34,8 c/v), Engenharia de Produção (29 c/v), Farmácia (26,5 c/v) e Ciências Econômicas – Integral (23,4 c/v).

Os locais de prova da primeira fase serão divulgados pela Comvest no dia 11 de novembro, em sua página na internet. A primeira fase será realizada no dia 21 de novembro, composta de duas provas: Conhecimentos Gerais, com 48 questões de múltipla escolha; e Redação, em que o candidato será solicitado a produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.

A Comvest aplicará as provas do Vestibular Unicamp 2011 em 24 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Mudanças

Neste ano, o processo seletivo da Unicamp será diferente. Na primeira fase, a prova será de múltipla escolha, com 48 questões e não mais as 12 dissertativas, como era aplicado até o ano passado. O candidato deverá ainda produzir três textos de gêneros diversos, todos de execução obrigatória.

As questões de múltipla escolha da primeira fase serão elaboradas com base nos conteúdos das diversas áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio: 12 questões de Matemática; 18 questões de Ciências Humanas e Artes; e 18 questões de Ciências da Natureza.

A segunda fase passará a ser realizada em três dias e não mais em quatro. Segundo a Comvest, as provas da segunda etapa serão agrupadas de maneira a estimular a avaliação integrada do conhecimento e a interdisciplinaridade na formulação das questões. O candidato deverá realizar no total três provas com 24 questões dissertativas: 1º dia - 12 questões de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa e 12 questões de Matemática; 2º dia - 18 questões na área de Ciências Humanas e Artes e 6 questões de Língua Inglesa; 3º dia - 24 questões na área de Ciências da Natureza.

A duração da prova da primeira fase passará de quatro para cinco horas. Já a duração da segunda fase está mantida em quatro horas a cada dia de prova. O acesso aos locais de provas será permitido até as 13 horas, tanto na primeira quanto na segunda fase. A Comvest recomenda aos candidatos chegar com pelo menos uma hora de antecedência ao início do exame.

A Comvest tem disponível, em sua página na internet, o simulado da primeira fase, realizado em maio. Além das questões e propostas de textos de redação, os candidatos podem acessar as resoluções, a expectativa da banca de redação e os exemplos de redações abaixo e acima da média.

Inclusão Social

Este ano, 14.950 candidatos, ou seja, 26,1% do total de inscritos no Vestibular Unicamp 2011 fizeram todo o ensino médio na rede pública de ensino. O número supera o do ano anterior, que foi de 25,4%. Já o número de inscritos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas foi de 8.638, o que mante

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/vestibular+unicamp+tem+recorde+de+inscritos/n1237809833901.html

ultimosegundo.ig.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader