> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sábado , 24 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Capes divulga edital para seleção de leitores


www.nota10.com.br - 26.10.10

Capes divulga edital para seleção de leitores

Terça-feira, 26 de Outubro de 2010

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na semana passada o edital para seleção de leitores brasileiros em instituições universitárias estrangeiras, que tem como objetivo promover a língua portuguesa, cultura e literatura nacionais nas instituições participantes no exterior. Os leitores selecionados iniciarão as atividades no primeiro semestre de 2011.

A seleção consistirá de três fases, sendo elas verificação da consistência documental; análise do mérito científico da candidatura, considerando o perfil acadêmico requerido pelas universidades estrangeiras; e envio dos currículos recomendados nas primeira e segunda fases às universidades estrangeiras. As instituições universitárias estrangeiras escolherão, dentre os candidatos pré-selecionados, o leitor brasileiro que ocupará a vaga, assinarão o contrato de trabalho com o leitor e apoiarão o mesmo na obtenção do visto adequado para o exercício de suas funções.

Uma vez definido o leitor pela universidade estrangeira, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) fará a comunicação formal ao interessado. O leitor receberá carta, que deverá ser respondida no prazo de cinco dias. A listagem dos selecionados também será divulgada no site da Capes.

O exercício do leitorado é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, observado o interesse da universidade.

Para se inscrever, o candidato, além de atender as condições de participação estipuladas no edital, deverá ter nacionalidade brasileira; idade mínima de 18 anos; experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros na variante brasileira de literatura e cultura brasileiras, bem como de teoria literária e lingüística; fluência na língua estrangeira especificada no anexo do edital, correspondente ao país para o qual pretende se candidatar; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; e possuir diploma de nível superior, reconhecido na forma da legislação brasileira.

A inscrição deve ser feita, até 1.º de dezembro, por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição on-line. Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital. Não será acolhida inscrição condicional, extemporânea ou por via postal, fax ou correio eletrônico.

Os leitores selecionados receberão, pelo MRE, auxílio financeiro mensal no valor explicitado no anexo I do edital; e passagem aérea de ida, para assumir as atividades na universidade estrangeira, e de volta ao país de origem, ao final do período de leitorado, desde que tenha exercido, pelo menos, 12 meses de atividade. A contrapartida das universidades varia conforme a instituição.

Mais informações pelos e-mails cpro@capes.gov.br e leitorados@itamaraty.gov.br ou pelo telefone (61) 3411-8503 (MRE).

http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/4506_Capes-divulga-edital-para-selecao-de-leitores

CAPES

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader