> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sábado , 24 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Redação do Enem foi sobre trabalho e dignidade


www.envolverde.com.br - 08.11.10

Redação do Enem foi sobre trabalho e dignidade

Por Amanda Cieglinski*, da Agência Brasil


Brasília – O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano foi Trabalho na Construção da Dignidade Humana. Os candidatos tiveram dois textos de apoio para desenvolver o tema: um sobre trabalho escravo contemporâneo e outro sobre o futuro do mercado de trabalho.

A redação do Enem, que costuma trazer temas atuais e exige do candidato uma análise crítica, é sempre temida por boa parte dos estudantes. Para Felipe Nunes, 18 anos, na edição deste ano, no entanto, a parte dissertativa foi “tranquila”. “Eu esperava que o tema fosse relacionado a meio ambiente ou à Lei da Ficha Limpa, mas achei a proposta interessante.”

Na avaliação do estudante, a prova mais difícil foi a de matemática. Segundo ele, faltou espaço para fazer os cálculos. Este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) proibiu que os candidatos levassem lápis e borracha para a prova, por questões de segurança. O instituto autorizou apenas o uso de caneta esferográfica da cor preta.

Daniela Gorg, 16 anos, concorda que a falta de espaço para rascunho atrapalhou. “Não tinha espaço. Na prova de ontem, havia duas folhas para rascunho, hoje também podiam ter deixado mais.”

Além da elaboração do texto e das 45 questões de matemática, domingo (7) os participantes tiveram de responder a 45 perguntas sobre linguagens e códigos. Sábado (6), as provas foram de ciências humanas e da natureza, cada uma com 45 questões.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará o gabarito das provas na terça-feira (9). O resultado do exame só sai na segunda quinzena de janeiro. O caderno das provas dos dois dias será disponibilizado na segunda-feira (8) na internet.

Edição: Juliana Andrade



(Envolverde/Agência Brasil)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=83207&edt=34

Agência Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader