Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024

Programa Viagem Literária no interior paulista

www.saopaulo.sp.gov.br - 08.11.10

Viagem Literária promove bate-papo entre renomados autores e público do interior paulista

Público pode participar de oficinas de criação literária, aprimorando seu talento e a sua relação com o texto literário

A Secretaria de Estado da Cultura promove em novembro o quinto módulo do programa Viagem Literária. Durante este mês, vários autores estarão presentes em bibliotecas de 72 cidades paulistas para ministrar a Oficina de Criação Literária. Por meio de contato direto com o público, que poderá interagir e aprender, serão realizadas leituras, bate-papo e produção escrita. As atividades são gratuitas.

"O Viagem Literária, além de aproximar o leitor do escritor, desperta o interesse pela leitura e valoriza as bibliotecas de cada município", diz o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo. Para aproximar a população da literatura e estimular a produtividade de textos, a programação mensal leva 14 escritores ao interior de São Paulo.

Entre eles está Luís Antônio Brasil, professor da PUC-RS, que criou o Mestrado em Escrita Criativa. Ele coordena desde 1985 uma oficina de criação literária na mesma universidade, a qual revelou outros escritores. É autor de 19 livros, tem publicações em Portugal, Espanha e França. Quatro de suas obras foram levadas ao cinema. Brasil é conferencista nas universidades de Leipzig, Heidelberg, Sorbonne, Brown e Stanford. Recebeu prêmios como o Pégaso, da Colômbia (por Pedra da memória), e Machado de Assis (por O pintor de retratos).

Outro destaque é Roniwalter Jatobá, jornalista e autor dos livros Sabor de química (1977, Prêmio Escrita de Literatura), Crônicas da vida operária (1978, finalista do Prêmio Casa das Américas), Filhos do medo (1980), O pavão misterioso e outras memórias (1999, finalista do Prêmio Jabuti), Paragens (2004, finalista do Prêmio Jabuti), e Viagem ao outro lado do mundo (2009). Foi editor executivo de Saúde e Boa Forma, criador e diretor da revista Memória e cronista do Diário Popular. Colaborou para diversas publicações, como Versus, Folha de S. Paulo, Movimento, Escrita e Ficção.

Também ministrará oficinas a professora e escritora Noemi Jaffe. Doutora em Literatura Brasileira pela USP, atualmente trabalha como professora do curso de Teoria Literária na Pós-Graduação da PUC. É colaboradora do caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo e autora de Folha Explica Macunaíma (2002), Todas as Coisas Pequenas (2005) e Do Princípio às Criaturas (2008).

Além deles também participam do Viagem Literária: Andréa Del Fuego, Bruno Zeni, Chacal, Elizabeth Ziani, Francisco Marques, João Carrascoza, João Silvério Trevisan, Michel Laub, Nelson de Oliveira, Paulo Scott e Roberto Rocha Pombo.

Viagem literária

Lançado em 2008, o Viagem Literária levou consagrados escritores brasileiros a bibliotecas de 40 cidades paulistas. Ao longo de quatro meses - agosto a novembro -, as bibliotecas receberam 160 atrações, com programações destinadas a um módulo diferente a cada mês. Em agosto o foco foi o público infantil; em setembro a programação dedicou-se ao bate-papo com escritores consagrados como Ruy Castro, Marçal Aquino, Marcelino Freire, Ignácio de Loyola Brandão entre outros. Em outubro, foi a vez dos cronistas falarem sobre a arte de fazer crônicas a partir dos mais variados temas e assuntos do cotidiano. Em novembro, o público foi convidado a participar de oficinas de criação literária, para produzir contos e poemas, aprimorando seu talento e a sua relação com o texto literário.

Em 2009, em sua segunda edição, o Viagem promoveu 275 atividades em 55 cidades, nos meses de junho (módulo "Leituras Escolhidas"), agosto ("Contação de Histórias"), setembro ("Literatura Infanto-Juvenil"), outubro ("Literatura para Todos") e novembro ("Oficina de Criação Literária"). Entre os autores participantes estiveram Milton Hatoum, Ronaldo Bressane, Carola Saavedra, Beatriz Bracher, Adélia Prado e Menalton Braff.

Para 2010, de junho a novembro, bibliotecas das 72 cidades recebem 360 atividades. Os municípios participantes neste ano são: Aguaí, Águas de Lindóia, Alumínio, Amér

Secretaria da Cultura de São Paulo