Bom dia
Terça-Feira , 23 de Abril de 2024

Unicamp:curso destinado a aluno de escola pública

www.g1.globo.com - 09.11.10

Unicamp abre inscrições para curso destinado a aluno de escola pública

Profis prevê formação interdisciplinar com aulas em diversas áreas.

Estudantes serão selecionados por meio da nota do Enem.

Do G1, em São Paulo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira (8) as inscrições para o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis), destinado a alunos de ensino médio da rede pública de Campinas. Serão disponibilizadas 120 vagas, preenchidas por pelo menos um aluno de cada escola pública da cidade.

Os candidatos serão selecionados pelas notas que obtiverem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As inscrições devem ser feitas no site http://prg.basico.unicamp.br/profis até 3 de dezembro.

O Profis prevê que os estudantes cursem disciplinas nas áreas de ciências humanas, tecnológicas, exatas, biológicas e artes. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os a exercer as mais distintas profissões. A duração do curso é de dois anos e, no final, os alunos terão acesso a um dos cursos de graduação da Unicamp. As faculdades e institutos já asseguraram vagas para todos os concluintes.

Vamos tentar reverter decisão da Justiça sobre Enem, diz Haddad Segundo o professor Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação, como são 120 vagas para 96 escolas, as restantes serão destinadas a unidades com maior número de estudantes. “A classificação é horizontal, ou seja: será selecionado o melhor classificado no Enem de cada escola, ainda que sua nota seja inferior à de inscritos de outras unidades. Se o primeiro colocado de uma escola abrir mão da vaga no Profis, ela será repassada ao segundo colocado, e assim por diante”.

No dia 20 de outubro, diretores das escolas da rede pública foram até a Unicamp para tirar dúvidas sobre o novo curso superior. Durante o período de inscrições, a pró-reitoria de graduação se dispõe a enviar sua equipe às escolas para esclarecer dúvidas de estudantes e professores. As visitas podem ser agendadas pelo site do programa.

A divulgação das notas do Enem está prevista para 15 de janeiro.

g1.globo.com