> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Livros exigidos pela Fuvest e Unicamp


www.ultimosegundo.ig.com.br - 12.11.10

iG publica biblioteca de livros exigidos pela Fuvest e Unicamp

Infográfico mostra pontos principais das obras e biografia dos autores. Leia também análises dos clássicos da literatura


Na reta final para os vestibulares da Unicamp e da Fuvest, cujas primeiras fases serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro, o iG publica um infográfico com informações sobre as obras e análises feitas por especialistas e pesquisadores destes clássicos da literatura brasileira. A ideia é que os estudantes revisem o conteúdo e se atendem a pontos cruciais para a compreensão dos livros.

O maior vestibular do País, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para o curso de Medicina da Santa Casa, a Fuvest e a Unicamp têm uma lista unificada de nove obras exigidas no vestibular:

Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente; Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida; Iracema, de José de Alencar; Dom Casmurro, de Machado de Assis; O Cortiço, de Aluísio Azevedo; A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós; Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Capitães da Areia, de Jorge Amado; e a Antologia Poética (com base na 2ª ed. aumentada) de Vinícius de Moraes.

As obras são exigidas também nos vestibulares de outras 25 instituições de ensino superior do País. No infográfico abaixo é possível selecionar os livros e as universidades que exigem esses títulos.


O iG elaborou fichas de leitura, com a ajuda dos professores do Cursinho da Poli, de São Paulo, e entrevistou escritores, professores mestres e doutores que estudam e pesquisam os autores e as obras exigidas pelo maior vestibular do Brasil. As análises dos especialistas vão além do resumo da obra, mas ajudam os leitores a entenderem o contexto histórico e literário dos textos e apresentam dicas que ajudarão na compreensão dos livros.

Veja o infográfico acima e confira as análises, acessando o site:

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/ig+publica+biblioteca+de+livros+exigidos+pela+fuvest+e+unicamp/n1237809017659.html

- “Auto da Barca do Inferno”, uma peça com quase 500 anos
- “Memórias de um Sargento de Milícias”, uma crônica do Rio
- “Iracema”, o romance indianista de José de Alencar
- “Dom Casmurro”, o enigma nunca desvendado de Machado de Assis
- “O Cortiço”, um retrato da vida urbana no fim do século 19
- “A Cidade e as Serras”, o romance póstumo de Eça de Queirós
- “Vidas Secas”, o sertão brasileiro na ótica de Graciliano Ramos
- “Capitães da Areia”, a narrativa pela ótica de meninos de rua
- “Antologia Poética”, as três fases de Vinicius de Moraes


http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/ig+publica+biblioteca+de+livros+exigidos+pela+fuvest+e+unicamp/n1237809017659.html

ultimosegundo.ig.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader