> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sábado , 24 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Hiroshima: encontro de ganhadores de Nobel da Paz


www1.folha.uol.com.br - 12.11.10

Hiroshima sedia encontro de ganhadores de Nobel da Paz contra bomba atômica


DA EFE, EM TÓQUIO

Vários premiados com o Nobel da Paz, entre eles o Dalai Lama, se reuniram nesta sexta-feira em Hiroshima (Japão), a primeira cidade atacada com uma bomba atômica, para pedir a erradicação das armas nucleares.

"A eliminação das armas nucleares é essencial", disse o líder espiritual tibetano na inauguração da Cúpula Mundial de Agraciados com o Prêmio Nobel da Paz, que tem o lema "O legado de Hiroshima: um mundo sem armas nucleares", informou a agência local "Kyodo".

Os grandes ausentes da reunião de três dias são o presidente americano, Barack Obama, que está em Seul para a cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes), e Mikhail Gorbachov, último presidente da União Soviética, que não pôde participar por motivos de saúde.

A presença de Obama no encontro era considerada muito importante pelos organizadores do evento já que em 2010 faz 65 anos do bombardeio americano sobre Hiroshima e Nagasaki.

O ativista preso chinês Liu Xiaobo, premiado com o Nobel da Paz este ano, será representado pelo seu compatriota Wuer Kaixi na reunião, que também tem a presença de Mohamed ElBaradei, ex-diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A lista dos laureados com o Nobel da Paz que participam da cúpula é completa pelo ex-presidente sul-africano Frederik Willem De Klerk, assim como a ativista irlandesa Mairead Corrigan Maguire, a iraniana Shirin Ebadi e a americana Jody Williams.

Também acudiram ao encontro altos representantes das Nações Unidas, da Alta Comissão da ONU para os Refugiados (Acnur), da AIEA, da Cruz Vermelha e da Anistia Internacional, além de especialistas em desarmamento nuclear.

No encerramento da cúpula, no domingo, será prestada uma homenagem às centenas de milhares de vítimas dos ataques atômicos sobre Hiroshima e Nagasaki, e se adotará um uma resolução contra as armas nucleares.

Durante a reunião, o jogador italiano de futebol Roberto Baggio será agraciado com o Prêmio da Paz Mundial 2010, enquanto a confederação japonesa de organizações de vítimas de bombas atômicas e de hidrogênio também será reconhecida

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/829622-hiroshima-sedia-encontro-de-ganhadores-de-nobel-da-paz-contra-bomba-atomica.shtml

EFE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader