> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Atividades culturais no mês da Consciência Negra


www.envolverde.com.br - 17.11.10

Confira as atividades culturais no mês da Consciência Negra

Por Redação Secretaria da Cultura



Um dos destaques é o grande show da Praça da Sé, com artistas como D. Ivone Lara e Toni Tornado.

Para festejar o mês da Consciência Negra, a Secretaria da Cultura promove uma série de atrações culturais gratuitas. O ponto alto das comemorações é o já tradicional show na Praça da Sé, neste sábado, 20, com a presença de artistas como D. Ivone Lara, Oswaldinho da Cuíca, Chico César, EMICIDA, Funk como Le Gusta, Toni Tornado, Lady Zú e Gerson King Combo.

A Secretaria também apoia a comemoração da data em outras cidades do Estado, por meio do Edital de Apoio a Projetos de Promoção do Dia da Consciência Negra. Dos 20 projetos selecionados, 15 vêm de municípios do interior e do litoral - Franca, Ribeirão Preto, Hortolândia, Itu, Capivari, Barretos, Guarujá, Pindamonhangaba, Campinas (com dois projetos), Francisco Morato, Piracicaba, Tupã, Tremembé e Santa Bárbara D'Oeste -, e cinco são da Capital. Cada projeto receberá um prêmio de R$ 10 mil.

Outro evento importante é a abertura da exposição O que é Consciência Negra para Você?, que será realizado no dia 27 de novembro, no Memorial da América Latina. A mostra reunirá os vencedores da campanha de participação popular promovida pela Secretaria, que convidou o público a colocar em cartazes publicitários a sua interpretação sobre o tema. No mesmo dia, o Memorial recebe ainda a quarta edição do Encontro Paulista de Hip-Hop.

"Com shows e atividades culturais, o Governo de São Paulo convida o público a refletir sobre o tema e também a comemorar a data, sempre ao lado de grandes nomes da cultura de nosso país", afirma o secretário da Cultura, Andrea Matarazzo.

Confira a programação completa de eventos promovidos pela Secretaria no mês da Consciência Negra:

Show na Praça da Sé

No sábado, 20, um palco montado na Praça da Sé receberá as comemorações do Dia da Consciência Negra. As festividades começam na Catedral da Sé, com uma Missa Afro, às 10 horas. Após a missa, ao meio-dia, haverá uma apresentação do Encontro de Congadas, com cinco grupos de congadas e samba de bumbo do Estado.

Na sequência, os apresentadores Max B.O e Mafalda Pequenino abrirão o show com o rap dos artistas EMICIDA & Projetonave+Rael da Rima, DJ Pathy de Jesus e DJ Meio Kilo. Às 15h30 começará o show de MPB com Chico César e banda e seguido de apresentação do DJ Théo Werneck.

A terceira parte do espetáculo será dedicada à música soul, e contará com a participação do grupo Funk Como Le Gusta e dos artistas Toni Tornado, Lady Zú e Gerson King Combo. Para encerrar a festa, a partir das 20 hora, o público curtirá o samba de D. Ivone Lara e Oswaldinho da Cuíca, acompanhados por Arlindo Cruz e sua banda.

Exposição O que é Consciência Negra para Você?

A cada ano, a Secretaria da Cultura desenvolve uma campanha de participação popular, cujo resultado é divulgado no Mês da Consciência Negra. O tema de 2010, O que é Consciência Negra para Você?, teve como objetivo estimular designers, publicitários, artistas plásticos, estudantes e o público em geral a produzir cartazes sobre o tema.

"Depois de lembrar personalidades negras da nossa história, receber cartas sobre o racismo e o preconceito e mostrar a influência negra na vida brasileira por meio de fotos, a campanha dá um passo à frente. Convidamos os participantes a descrever, com imagens e palavras, o que falamos desde 2007", diz o assessor para Gêneros e Etnias da Secretaria, Leandro Rosa, ao relembrar as edições anteriores da campanha.

A campanha recebeu mais de 1.500 cartazes de maio a setembro, tanto pelo correio quanto pela internet. O resultado estará exposto a partir do dia 27 de novembro, no foyer do Auditório Simon Bolívar, do Memorial da América Latina. As 50 imagens escolhidas pela banca de especialistas e a mais votada pelo público, por meio do site, estarão expostas no Memorial e farão parte de um catálogo, a ser publicado em janeiro.

Encontro Paulista de Hip Hop

Para encerrar as atividades da Campanha

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=83542&edt=40

Secretaria da Cultura de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader