Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024

Parlamento Jovem vivencia rotina da Câmara

www.nota10.com.br - 22.11.10

Parlamento Jovem vivencia rotina da Câmara

A partir de 22 de novembro de 2010, 77 estudantes selecionados para o Parlamento Jovem 2010 iniciam uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. A sétima edição do evento apresenta como tema "O Jovem e o Mercado de Trabalho".

De acordo com a Agência Câmara, com representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, o programa permite que estudantes de escolas públicas e particulares conheçam e vivenciem a rotina dos trabalhos legislativos, despertando uma reflexão sobre a representação política.

Para participar, os estudantes apresentaram projetos de lei sobre agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.

Entre os temas mais recorrentes está a educação. Houve projetos que trataram, por exemplo, de ensino em tempo integral, melhoria da qualidade da educação e adoção de disciplinas na grade curricular. A preocupação com emprego foi, para os jovens, o segundo tema mais recorrente.

"Os projetos foram muito bons. Desta vez, sentimos melhora na técnica legislativa. Entre os critérios avaliados, levamos em consideração a oportunidade, a originalidade e a necessidade da proposta", avalia uma das coordenadoras do projeto, Stefânia Serzanink.

O programa, criado em 2004 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), já contou com a participação de mais de 450 estudantes. A novidade deste ano foi que a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto de lei. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados são custeados pela Câmara.

Agência Câmara