Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024

Itatiba é boa opção de turismo e compras

www.saopaulo.sp.gov.br - 26.11.10

Conhecida como "Princesa da Colina", Itatiba é boa opção de turismo e compras
Além dos tradicionais móveis coloniais, a cidade possui centros históricos e o primeiro zooparque especializado da América Latina

A menos de 90 km da capital, está localizada a "Suiça Paulista", como é conhecida a cidade de Itatiba, devido seu clima temperado o ano todo e seu baixo índice de poluição, um dos menores do Brasil para cidades de médio porte. Segundo uma pesquisa da Fundação Seade, também é considerada uma das melhores cidades do Estado em infraestrutura e qualidade de vida, sem grande oscilação econômica e problemas sazonais.

Internacionalmente conhecida por seus móveis coloniais, também se destaca nos setores têxtil, metalúrgico e químico com tecnologia de ponta. Além disso, possui o projeto de "Desenvolvimento Sustentável" adotado pelas empresas para gerar crescimento sem perder a qualidade de vida.

A agricultura se concentra nos hortifrutigranjeiros, com destaque para a produção de caqui, fruta que levou a cidade a fazer parte do Pólo Turístico do Circuito das Frutas e que está recebendo incentivos para se destacar no agronegócio

Localizada na Serra da Jurema, a cidade tem recebido a cada ano novos admiradores, por seu patrômonio histórico cultural, que vai de praças e prédios antigos no centro da cidade ao Museu Temático, instalado em um casarão. Outra diversão pode ser o bosque ou o Paraíso das Aves, o primeiro Zooparque da América Latina. Confira algumas dicas do que visitar:

Museu Temático: instalado em um Casarão Colonial construído em 1875, foi restaurado e hoje resgata a nossa história recebendo público numeroso, além de escolas. Seu nome é uma homenagem ao Padre Francisco de Lima, pela sua dedicação para com esta cidade, como líder religioso, jornalista, vereador e homem público que deixou marcas em diversas entidades assistenciais e filantrópicas.

Praça da Biquinha: Reformada em 1999, essa antiga Praça é conhecido pelas pessoas buscavam água para abastecer suas casas. Diz a tradição que quem bebe desta água, sempre retorna à cidade.

Bosque Ferraz Costa: O Parque conta com mais de 256.000m(2) de bosques e colinas, tornando-se um local de lazer e entretenimento agradável à todos os freqüentadores. Além de um Ginásio de Esportes, pista de caminhada ecológica, 3 quadras poli esportivas, 4 canchas de bocha e um campo de "gate bol". Recebeu esse nome homenagem ao Sr. Antônio Ferraz Costa, antigo dono da propriedade.

Avenida 29 de Abril: Abriga mais de 40% das lojas de móveis da cidade. Era conhecida antigamente como rua do "Pito Aceso", pois no século passado, haviam muitos escravos que ali habitavam e se ofereciam para trabalhos braçais e durante a noite, sentavam-se nas calçadas fumando seus "Pitos de barro". Já o nome "29 de Abril", lembra o significado desta data para a cidade, que se deu pela libertação dos escravos de Itatiba em 29 de abril de 1888, 14 dias antes da Lei Áurea.

Paraíso das Aves: Também conhecido como Zooparque Restaurante é o primeiro zooparque especializado da América Latina. Tem mais de 1200 animais em cinqüenta recintos naturais entre aves, antílopes, hipopótamos, macacos, cobras e muito mais. Conta com restaurante em estilo colonial, playground para as crianças, amplo estacionamento para quarenta ônibus e quatrocentos carros, visitas monitoradas e cursos de educação ambiental para escolas.

Como chegar

Para chegar a Itatiba há duas opções de estrada. A primeira é seguindo direto pela Rodovia Bandeirantes, porém com dois pedágios no caminho, ou então pela Rodovia Fernão Dias até Atibaia e acessar a Rodovia D. Pedro I até Itatiba, com apenas um pedágio.

Antes de pegar a estrada, confira como está o trânsito, acessando os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). O internauta pode ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Portal do Governo do Estado de São Paulo