> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
40% das crianças repetem a segunda série


www.envolverde.com.br - 07.12.10

40% das crianças repetem a segunda série; quadro indica problema de leitura

Por Sarah Fernandes, do Aprendiz


Em 2009, 41,9% das crianças brasileiras não terminaram a segunda série do ensino fundamental com nove anos, idade considerada correta para conclusão dessa etapa. A taxa pode estar relacionada à dificuldade de alfabetização, segundo o relatório “De Olho nas Metas”, divulgado nesta semana pelo Movimento Todos Pela Educação.

“Não há um indicador específico para alfabetização de crianças, mas os problemas dessa faixa etária provavelmente estão relacionados à leitura”, avaliou a coordenadora executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz. “Chega a ser cruel ter uma taxa de repetência tão alta para crianças tão novas”.

O Paraná é o estado com mais aprovações: 79,5% das crianças “passaram de ano”. Já na Paraíba, apenas 40% das crianças foram aprovadas na idade correta, aponta o relatório. “Isso indica uma diferença de renda e de estrutura, que deve ser combatida”, afirmou Priscila.

O relatório "De Olho nas Metas" é publicado anualmente pelo Movimento Todos pela Educação para monitorar o cumprimento das metas fixadas pela organização. A Meta 2 prevê que até 2022 100% das crianças saibam ler e escrever ao final da segunda série.



(Envolverde/Aprendiz)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=84357&edt=1

aprendiz.uol.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader