> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Terça-Feira , 23 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Praça ensina sobre tempo e espaço


www.envolverde.com.br - 16.12.10

Praça ensina sobre tempo e espaço

Por Redação Agência Fapesp


Agência FAPESP – O Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inaugurou, na segunda-feira (13/12), a Praça Tempo Espaço, área com equipamentos por meio dos quais os visitantes podem aprender mais sobre aspectos relacionados às duas dimensões.

Instalada em uma área de 900 m² que estava abandonada – ao ar livre e no ponto mais alto do campus da universidade em Campinas –, a praça oferece vista privilegiada de 360º por mais de 10 quilômetros no horizonte.

Concebido por uma equipe multidisciplinar, o novo espaço desdobra conceitos fundamentais associados às medidas da passagem do tempo, de localização geográfica e de objetos próximos ou distantes.

No novo local podem ser encontrados globo terrestre, mesa de bússolas, piscina de ondas, relógio de sol, teodolito e praxinoscópio, máquina por meio da qual é possível movimentar mecanicamente sequências de desenhos ou fotografias, repetindo o princípio usado pelo cinema.

De acordo com o diretor do Museu, professor Marcelo Firer, os instrumentos convidam os visitantes a aprender, de forma lúdica e interativa, artifícios científicos e tecnológicos desenvolvidos pelo homem ao longo dos séculos, para melhor dimensionar o tempo e o espaço.

Segundo a Unicamp, a expectativa é que a Praça atraia estudantes, sobretudo dos ensinos médio e fundamental. As visitas das escolas serão acompanhadas por monitores.

Mais informações: http://www.mc.unicamp.br



(Envolverde/Agência Fapesp)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=84845&edt=34

UNICAMP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader