Bom dia

SP com mais de 100 unidades do Centro de Línguas

Portal do Governo do Estado de São Paulo - 29-12-2010

Estado supera a marca de 100 unidades do Centro de Línguas
Alunos da rede estadual de ensino contarão com centros em Hortolândia e Piedade

A partir de 2011, os alunos da rede estadual de ensino contarão com mais dois Centros de Estudos de Línguas (CELs), que serão implantados nas cidades de Hortolândia e Piedade. Com as novas unidades, a Secretaria da Educação chega à marca de 101 CELs implantados em todo o Estado. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou supletivo, e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.

"O CEL oferece ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, o que aumenta suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas", afirma o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O CEL de Hortolândia será implantado na Escola E. Profª Hedy Madalena Bocchi e em princípio oferecerá cursos de inglês e espanhol. Os interessados podem se inscrever na própria escola até janeiro de 2011. Serão abertas dez turmas de espanhol e seis de inglês, com cerca de 30 alunos cada, havendo a possibilidade de aumentar o número de turmas de acordo com a demanda e a capacidade da escola.

Já o CEL de Piedade será implantado na Escola Estadual Profº Carlos Augusto de Camargo e em princípio oferecerá os cursos de inglês, espanhol, japonês e alemão. Cerca de mil estudantes já se inscreveram. Os demais podem efetuar sua inscrição na própria escola até janeiro de 2011.

A relação com todos os CELs e seus respectivos endereços e contatos está disponível no site.

Sobre os CELs

Atualmente, a secretaria mantém 101 CELs em todo Estado, sendo 20 no município de São Paulo, 17 na Região Metropolitana e 64 em cidades do litoral e interior. No total, são atendidos gratuitamente cerca de 60 mil alunos da rede estadual em cursos de espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e inglês (inserido na grade dos CELs neste ano). Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano (divido em dois semestres com 120 horas de aula), os demais cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres, totalizando um total de 480h/aula.

Da Secretaria da Educação

Secretaria da Educação de São Paulo