> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
De olho na 2ª fase da Fuvest


www.estado.com.br - 30-12-10

De olho na 2ª fase da Fuvest
Preparo para prova requer atenção ao ler enunciados e elaboração de dois textos por semana

Felipe Mortara - Estadão.edu

O alívio depois de passar pela 1ª fase da Fuvest, no dia 28 de novembro, pode dar a impressão de que o pior já passou. Professores de cursinho, porém, dizem que ainda não é hora de relaxar. Pelo contrário, o vestibulando deve aproveitar os 42 dias até a 2ª fase, que começa no dia 9 de janeiro, para se debruçar sobre os temas que estudou ao longo do ano.

A dica mais importante é lembrar que a nota da 1ª fase não conta mais para a etapa seguinte - é preciso encará-la como uma nova prova. “O aluno deve pensar que tudo começou de novo. Se tem facilidade com a escrita, começará com vantagem”, acredita a coordenadora geral do cursinho Objetivo, Vera Lúcia da Costa Antunes.

Os especialistas afirmam que o tempo é mais que suficiente para treinar a escrita para as questões dissertativas e para a redação e se colocar a par dos temas da atualidade, contanto que o aluno mantenha o ritmo de estudos e não cometa exageros nas festas de fim de ano. Estudar exames anteriores é fundamental. “Ao resolver os enunciados dos últimos anos, o aluno pode mensurar o que está faltando”, indica Alessandra Venturi, coordenadora geral do Cursinho da Poli.

Redação. A professora Maria Aparecida Custódio, do laboratório de redação do Objetivo, indica aos alunos escrever duas dissertações por semana. Depois, é importante que os textos sejam corrigidos por um professor que conheça os critérios da Fuvest. Pode parecer difícil escrever tanto, mas ela julga ser o preparo ideal para essa parte da prova.

Acompanhar o noticiário também ajuda o vestibulando. Os assuntos do dia a dia auxiliam a elaborar respostas com clareza e também dão ideias de como relacionar todo o conteúdo dado em sala de aula aos temas da atualidade, na hora da redação. “A redação é o que costuma roubar mais tempo de candidatos desavisados”, explica Maria Aparecida.

Ter controle do relógio e uma visão geral das perguntas são pontos imprescindíveis para o professor de história Eduardo Duique, do Anglo. “Leia por cima as perguntas, sinta ‘qual é a da prova’. Então, faça um cronograma determinando em que horário pretende estar quando atacar cada bloco de questões.”

O coordenador Edmílson Motta, do Etapa, alerta para as mudanças recentes nas provas. “A Fuvest está encontrando seu caminho, depois das últimas alterações. Uma referência boa para sentir o seu novo estilo são as provas antigas da Unicamp”, diz.

FRASE

"Citar é diferente de explicar. Explicar é diferente de comparar. Comparar é diferente de interpretar. O vestibulando tem que captar o que foi perguntado, nem a mais nem a menos"
Eduardo Duique, professor de história do Anglo

Atenção aos enunciados

- Todas as questões valem a mesma pontuação. Não perca muito tempo numa complicada, passe para as próximas e depois retorne

- Saiba com precisão o que está sendo pedido no enunciado
- Use os textos complementares, grifando o que parecer mais importante
- Antes de resolver o enunciado, reflita se a resposta que pensou é aquilo que irá responder
- Se uma questão for muito difícil, a seguinte não necessariamente será. Não subestime nem superestime a prova

Notícias na ponta da língua

- Fique atento aos grandes fatos que aconteceram neste ano. Por exemplo: terremoto e cólera no Haiti, Copa na África do Sul, vazamento no Golfo do México, crescimento da China, novas descobertas de reservas do pré-sal, etc.

Para a redação


- Faça os enunciados das redações dos últimos anos; estão disponíveis no site www.fuvest.br
- No site, consulte também as redações selecionadas e entenda quais abordagens cativam mais a banca dos corretores
- Não tente encher ‘linguiça' ou rebuscar a resposta, o corretor sabe o que é esperado do candidato
- Ao passar a limpo, tenha segurança e evite fazer muitas alterações. Pesquisas mostram que o primeiro raciocínio costuma trazer dados mais corretos da memória
- Capriche na caligrafia e nos números. É um se

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,de-olho-na-2-fase-da-fuvest,659889,0.htm

O Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader