> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Musgo colonizou parte da América do Norte


www1.folha.uol.com.br - 18.01.11

Ancestral único de musgo colonizou noroeste da América do Norte, dizem cientistas

DA BBC Brasil

Cientistas americanos descobriram que todos os exemplares de uma espécie de musgo que cobre uma extensão de mais de 4.000 km no noroeste da América do Norte descendem de um mesmo indivíduo, um ancestral único.

Este é o exemplo mais extremo observado até hoje da capacidade de uma única planta colonizar vastas áreas com climas diferenciados, segundo os especialistas.

Ou seja: trata-se de um grupo alastrado de plantas geneticamente uniformes já encontrado.

A planta, um tipo comum de musgo chamado Sphagnum subnitens, teria conquistado o noroeste da América do Norte em menos de 300 anos.

O exemplo mostra como um genoma "de uso genérico" pode permitir que uma mesma planta cresça em uma variedade de climas.

Como parte do mesmo estudo, publicados na revista científica "Molecular Ecology", eles descobriram também que apenas dois ancestrais desse mesmo musgo originaram todos os descendentes daquela espécie existentes atualmente na Nova Zelândia.

Ambos as descobertas são "extremamente surpreendentes", dizem os ecólogos responsáveis pela pesquisa.

Uma das razões para tanta surpresa é que o mesmo não ocorreu na Europa, onde vive uma grande variedade de musgos Sphagnum subnitens.

A princípio, Eric Karlin, do Ramapo College, em Nova Jersey, e colegas da Binghamton University, no Estado de Nova York, e da Duke University, em Durham, na Carolina do Norte, estavam estudando a distribuição global do musgo Sphagnum subnitens.

ANÁLISE GENÉTICA

"Como outros musgos de turfa, a planta cresce em pântanos e brejos", disse Karlin à BBC. Com poucos centímetros de altura, a espécie forma carpetes que variam em cor do verde ao vermelho e marrom. "Ela não é incomum", Karlin explica, "mas tem uma distribuição estranha".

O musgo é encontrado em vastas regiões da Europa, na costa noroeste da América do Norte e também na Nova Zelândia, onde habita a costa oeste de South Island.

"Antes desse estudo, não havia análises para avaliar os relacionamentos genéticos entre as plantas nessas populações incrivelmente separadas."

Karlin e seus colegas fizeram precisamente isso, medindo também a quantidade de variedades genéticas nas populações de musgo de turfa presentes em cada continente.

"Todas as plantas Sphagnum subnitens no noroeste da América do Norte parecem ter descendido de apenas um ancestral", disse Karlin. "Cem por cento dos genes foram contribuição de um indivíduo", acrescentou.

Exemplares geneticamente idênticos do musgo Sphagnum subnitens habitam desde a costa do estado americano do Oregon até o oeste das ilhas Aleutas --uma distância de de 4.115 km.

Na Nova Zelândia, a população foi originada por dois ancestrais diferentes. Um dado interessante, segundo os cientistas, é que as duas correntes não se misturaram.

"Todas as plantas na Nova Zelândia são cópias genéticas ou de um ou do outro ancestral original."

O musgo de turfa parece capaz de colonizar muitas áreas em vastas regiões geográficas devido à sua forma complicada de se reproduzir.

REPRODUÇÃO

Musgos podem se reproduzir de várias maneiras. Uma única planta pode clonar a si própria por meio de reprodução assexuada.

Eles também se reproduzem de forma sexuada. Nos humanos e na maioria dos animais, isso ocorre quando o espermatozoide do macho fertiliza o óvulo da fêmea. Nesse caso, macho e fêmea fornecem, cada um, 50% do material genético da cria.

Musgos de turfa podem se reproduzir dessa forma, ou seja, duas plantas diferentes originam uma terceira cujo material genético é uma combinação dos DNAs das plantas que a geraram.

Outra forma de reprodução sexuada encontrada nos musgos é a seguinte: o mesmo ancestral produz o gameta masculino e feminino.

Os gametas masculino e feminino podem ser geneticamente diferentes, devido à forma como o material genético é alternado durante sua criação.

Mas o musgo Sphagnum subnitens possui ainda um quarto método de reprodução: uma única planta produz gametas masculi

http://www1.folha.uol.com.br/bbc/862134-ancestral-unico-de-musgo-colonizou-noroeste-da-america-do-norte-dizem-cientistas.shtml

BBC Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader