> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Asteróides podem ter criado ingredientes de vida


Asteróides podem ter criado ingredientes de vida na Terra

Estudo da Nasa conclui que vida baseada em tipo de aminoácido surgiu no espaço


Uma ampla gama de asteróides foi capaz de criar o tipo de aminoácidos utilizados pela vida na Terra, segundo nova pesquisa da Nasa, a agência espacial americana.

Os aminoácidos são utilizados para construir as proteínas, que são utilizadas pela vida para fazer estruturas como cabelo e unhas, e para acelerar ou regular as reações químicas.

Eles vêm em duas variedades que são como imagens rebatidas, como duas mãos. A vida na Terra usa o tipo canhoto, exclusivamente. Como a vida baseada em aminoácidos destros também poderia funcionar na Terra, os cientistas estão tentando descobrir por que a vida na Terra favoreceu os aminoácidos canhotos.

Em março de 2009, pesquisadores do Centro Espacial Goddard anunciaram a descoberta de um excesso do aminoácido isovalina do tipo canhoto em amostras de asteróide rico em carbono. A descoberta sugeria que talvez a vida baseada no aminoácido canhoto tenha surgido no espaço, onde as condições de asteróides favoreceram a criação esta versão do composto. Impactos de meteoritos poderiam ter fornecido este material, enriquecido de moléculas canhotas, para a Terra. A predisposição às moléculas canhotas teria sido perpetuada quando este material foi incorporada à vida emergente.

Na nova pesquisa, a equipe relatou ter encontrado mais um vez excesso de isovalina canhota em uma variedade muito maior de meteoritos.

"Isso nos diz que nossa descoberta inicial não foi por acaso, que realmente havia algo acontecendo nos asteróides onde vieram esses meteoritos que favorece a criação de aminoácidos canhotos", diz o Dr. Daniel Gavin, especialista da NASA e autor do artigo sobre esta pesquisa que foi publicada esta semana no periódico científico Meteoritics and Planetary Science.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/asteroides+podem+ter+criado+ingredientes+de+vida+na+terra/n1237960543298.html

ultimosegundo.ig.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader