> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Longevidade do Neandertal e do 1º homem moderno


www.ultimosegundo.ig.com.br - 26.01.11

Neandertal e primeiro homem moderno tinham longevidade semelhante

Estudo contradiz hipótese de que aumento na expectativa de vida tenha contribuído para incremento da população


The New York Times


Em estudo de registros fósseis, pesquisador constatou que cerca de 25% dos humanos e neandertais adultos ultrapassavam os 40 anos de idade
A longevidade dos primeiros humanos modernos e dos neandertais era aproximadamente a mesma, segundo um novo estudo. Isso sugere que a vida mais longa não foi o que ajudou a aumentar a população dos primeiros humanos modernos.

Erik Trinkaus, antropólogo da Universidade de Washington, em St. Louis, e autor do estudo, relatou suas descobertas em The Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Devia haver alguma outra coisa acontecendo, pois as populações de humanos modernos estavam crescendo", disse ele. "O último neandertal que conhecemos viveu há cerca de 40 mil anos".

Trinkaus estudou registros fósseis de humanos de toda a Eurásia e de neandertais da metade ocidental da Eurásia, para estimar a mortalidade dos adultos nos dois grupos. Ele descobriu que havia aproximadamente o mesmo número de adultos entre 20 e 40 anos nos dois grupos, assim como acima de 40 anos. Cerca de 25 por cento dos humanos e neandertais adultos ultrapassavam os 40 anos de idade.

Com a longevidade sendo igual, os cientistas precisam compreender melhor as taxas de fertilidade e de mortalidade infantil para determinar por que as populações humanas cresceram e prosperaram, enquanto os neandertais definharam até a extinção.

"Isso significa que precisamos buscar os motivos em outro lugar, e as taxas de sobrevivência infantil podem ser uma resposta", afirmou Trinkaus.

A pesquisa também levanta outras questões interessantes sobre como os humanos transmitiram conhecimento através dos anos, disse Julien Riel-Salvatore, antropólogo da Universidade do Colorado, em Denver.

"Os indivíduos mais velhos possuem mais experiência de vida e um conhecimento mais consistente", disse ele. "Sendo assim, existia uma confiança maior em artefatos simbólicos, em ornamentos e pinturas?"

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/longevidade+de+primeiros+homens+modernos+e+neandertais+era+igual/n1237965958589.html

The New York Times

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader