> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Terça-Feira , 23 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Projeto Caminhada com Segurança


www.envolverde.com.br - 27.01.11

Projeto Caminhadas com Segurança faz primeiro evento de 2011



A primeira caminhada deste ano organizada pelo Instituto Ortopedia & Saúde será no domingo, 30 de janeiro, no parque Trianon, em São Paulo. O evento vai reunir várias modalidades de exames gratuitos, caminhada e atividades físicas monitoradas por médicos e profissionais de educação física, e contará com palestra sobre como manter os pés saudáveis, ministrada pelo dr. Fabio Ravaglia, presidente da ONG.

No domingo, 30 de janeiro, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, desenvolvido pelo Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) no parque Trianon, em São Paulo, realizará a primeira caminhada de 2011. O dr. Fabio Ravaglia, presidente da ONG, falará sobre a importância da saúde dos pés e dará dicas de como mantê-los saudáveis para o verão. Antes da palestra e de praticar atividade física, os participantes contarão com exames gratuitos de glicemia, colesterol, medição da pressão arterial, avaliação postural e baropodometria. Os exames preventivos são importantes para se ter uma ideia da condição de saúde para a prática da atividade física e até para preparar o corpo para as longas viagens. As atividades são orientadas e monitoradas por profissionais de educação física e acompanhadas por médicos, e consistem em alongamento, aquecimento, caminhada de 30 minutos e resfriamento também com alongamento.

A atuação integrada do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança é bastante completa. Os resultados de todos os exames são fornecidos imediatamente, de maneira que é possível obter informações adicionais na hora, para considerar principalmente se, naquele momento, o corpo está apto à prática da atividade física. Dependendo do estado de saúde, o participante é aconselhado a seguir para atividade física mais leve ou a procurar um médico especialista.

O tema da palestra do dr. Fabio será a saúde dos pés. O ortopedista falará sobre os cuidados diários e como impedir que os problemas mais comuns prejudiquem o bom funcionamento dos pés. Ele explicará também porque os diabéticos sofrem mais com as lesões nos pés. A enfermeira Adriana Gonzalez Berberana dará dicas de higiene para manter os pés saudáveis e o médico argentino Tiago Fonseca Barcellos explicará os exercícios físicos mais adequados para a gravidez.

O evento do Instituto Ortopedia & Saúde acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, tendo por ponto de encontro o portão 4 do parque Trianon, em frente ao Masp, que fica na avenida Paulista, 1.578. As próximas edições estão marcadas para 27 de fevereiro, 27 de março, 17 de abril, 29 de maio, 19 de junho, 31 de julho, 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas no local ou no Instituto Ortopedia & Saúde, pelo telefone (11) 3289-8000.

Agenda do Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança

Local: parque Trianon (portão 4, em frente ao Masp, localizado na avenida Paulista, 1.578)
Data: 30 de janeiro de 2011 (domingo)
8h30: distribuição de senhas para os exames (número limitado)
9 horas: início dos exames
10 horas: palestra do dr. Fabio Ravaglia
10h30: aquecimento com alongamento
10h45: início da caminhada dentro do parque Trianon
11h20: relaxamento com alongamento pós-caminhada
Informações: Instituto Ortopedia & Saúde
http://www.ortopediaesaude.org.br/
Telefone: (11) 3289 8000

Instituto Ortopedia & Saúde

Idealizado pelo ortopedista dr. Fabio Ravaglia, o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente, aquelas associadas à terceira idade. Para o especialista, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida.

O principal evento da ONG acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no parque Trianon, em São Paulo. Desde a sua criação em 2005, o projeto realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição. Cerca de 25 mil atendimentos já foram realizados. O evento conta com a participação

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=86008&edt=25

envolverde.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader