> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Segunda-Feira , 26 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Novo olhar sobre os catadores de lixo


www.ultimosegundo.ig.com.br - 01.02.11

Documentário indicado ao Oscar lança novo olhar sobre os catadores de lixo

Por Leticia Freire, do Mercado Ético


Lixo e luxo. Mais uma vez o famoso trocadilho ganha destaque na imprensa internacional com a indicação da Academia de Artes e Ciências de Hollywood ao Oscar de melhor documentário para o filme Lixo Extraordinário.

O filme, dirigido pela britânica Lucy Walker e pelos brasileiros João Jardim e Karen Harley, foi rodado ao longo de três anos e acompanha o famoso artista plástico brasileiro Vik Muniz em sua viagem do bairro nova-iorquino do Brooklyn (EUA), onde vive, até o Jardim Gramacho (Rio de Janeiro), onde fica maior aterro sanitário da América Latina.

Muniz começou a fotografar grupo de catadores do Jardim Gramacho. O objetivo inicial era pintar retratos dessas pessoas com lixo, mas o trabalho, mais do que isso, revelou a dignidade e a desesperança desse povo. “O que eu espero com o Oscar é que as pessoas comecem a olhar o catador, que é um pouco como o lixo: ele tende à invisibilidade”, provoca o artista. “Essa história se fecharia com chave de ouro: uma pessoa que sai de Jardim Gramacho e recebe um prêmio na frente de um bilhão de pessoas”, completa ele, referindo-se ao Oscar.

Lixo Extraordinário já foi premiado pelo júri popular como melhor filme no Festival de Cinema de Berlim. O documentário também levou uma estatueta no festival pela organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI).

O filme já está em exibição nos cinemas. Para assistir o trailler do documentário acesse http://www.wastelandmovie.com/



(Envolverde/Mercado Ético)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=86089&edt=40

Envolverde/Mercado Ético

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader