> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Particulares cobram livros, filmes e quadros


www.1folha.uol.com.br - 02.02.11

Além de livros, faculdade particular cobra filmes e quadros

DE SÃO PAULO

A preparação para os vestibulares de algumas faculdades particulares de São Paulo deve contar com sessões específicas de cinema e idas a museus, além dos estudos tradicionais necessários para qualquer exame.

Em instituições como a Escola de Direito da FGV, a Faap e a Cásper Líbero, os candidatos são avisados pelo edital que as provas incluem cobrança de filmes. Na Faap, o filme depende da carreira. Alguns são usados por mais de um curso.

No vestibular aplicado no domingo passado, "Cidade do Silêncio" (2006) era cobrado para candidatos de administração, ciências econômicas e relações internacionais. Para outros 13 cursos o filme exigido era "Entre os Muros da Escola" (2008).

No caso dos candidatos ao curso de direito da Fundação Getulio Vargas, estão entre os pré-requisitos uma série de livros e filmes e ainda uma lista de obras de arte, como a tela "A Canoa Sobre o Epte" (1890), de Claude Monet, da coleção do Masp.

De acordo com Adriana de Faria, coordenadora do curso da FGV, ao pedir que os alunos tenham contato prévio com manifestações artísticas, a instituição procura garantir que os ingressantes estejam inseridos na vida cultural do país.

"Queremos um aluno que tenha habilidade analítica e compreensão de mundo. Isso é importante para quem vai lidar com as relações sociais, como é o caso do advogado que formamos", afirma.

De olho em uma vaga da FGV, Giovanna Cavanellas, 18, que neste ano presta o exame pela segunda vez, vai visitar as obras em exposição, reler livros e assistir novamente aos filmes. "Assim, vou me sentir mais segura ao fazer correlações entre as obras", afirma.

http://www1.folha.uol.com.br/saber/869417-alem-de-livros-faculdade-particular-cobra-filmes-e-quadros.shtml

folha.uol.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader