> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Divulgados os aprovados na 2ª chamada do Prouni


Divulgados os aprovados na segunda chamada do Prouni

Candidatos devem preencher vagas remanescentes. Programa concede mais de 120 mil bolsas de estudo em graduações do País

iG São Paulo


O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira os candidatos aprovados em segunda chamada para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que distribui bolsas de estudo parciais e integrais em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o País.

Neste ano, o programa criado em 2004 recebeu número recorde de inscrições:1.048.631 candidatos para 123.170 vagas. No ano passado, foram 822 mil inscrições, até então a maior marca. Na primeira chamada, foram pré-selecionados 117.644 candidatos — 79.823 para bolsas integrais e 37.821 para parciais. O Minsitério da Educação não divulgou o número de convocados nesta sexta-feira.

-Os candidatos selecionados têm desta sexta até o dia 17 de fevereiro, quinta-feira, para comparecer à instituição de ensino na qual foram aprovados, confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. No total, o programa oferece 80.520 bolsas integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade.

Para se inscrever no Prouni, era exigido dos candidatos a participação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e uma nota mínima de 400 pontos na média das cinco provas (ciências da natureza; ciências humanas; linguagens e códigos; matemática; e redação). Quem zerou na redação foi desclassificado.

Agora, os candidatos aprovados precisam comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, para garantir a bolsa integral. Por exemplo, um membro de uma família de quatro pessoas pode se inscrever se a renda somada das pessoas que trabalham for de até R$ 3.240. Já a bolsa parcial é destinada a quem tem renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Neste caso, a mesma família de quatro pessoas teria de receber menos de R$ 6.480. Os bolsistas também devem, obrigatoriamente, ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou como bolsista integral no caso de particular.

Segunda etapa

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições no Prouni, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/divulgada+a+lista+de+aprovados+na+segunda+chamada+do+prouni/n1237999161023.html

ultimosegundo.ig.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader