> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Domingo , 25 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Os Esquimós


www.brasilescola.com - 17.02.11

Os Esquimós

As primeiras sociedades apareceram na Terra durante a pré-história, mais precisamente durante o período paleolítico. A palavra “paleolítico” é de origem grega e significa “velha idade da pedra” em que paleo significa “pedra” e lítio, “idade”. Durante esse período, predominou a sociedade dos caçadores e coletores, entre eles, os esquimós. A palavra “esquimó” significa “comedor de carne crua”.

Oriundos do nordeste da Ásia através do Estreito de Bering, os esquimós chegaram ao Alasca, no Ártico, uma das regiões mais frias do planeta, há aproximadamente 15 000 anos, onde firmaram morada. Por compartilharem o mesmo habitat que os ursos-polares, aprenderam alguns de seus hábitos para sua sobrevivência, como se deslocar no gelo e construir casas contra o frio (iglus). Também se alimentam da carne e da gordura do urso e utilizam sua pele para a fabricação de casacos. Como o terreno gélido onde moram não possibilita o plantio, se alimentam de caça e pesca.

Vivem em regimes patriarcais em que o homem pode ter várias mulheres, de acordo com seu poder aquisitivo. Há um costume entre os esquimós de ceder a esposa a um visitante, a fim de protegê-lo do frio. Acreditam em seres superiores, porém não fazem orações nem oferendas. De acordo com suas crenças, crianças são encarnações de seus antepassados.

Quando chega o inverno, os esquimós saem em busca de alimentos, já que o gelo congela os rios próximos, dificultando a pesca. Na primavera, parte do gelo derrete, dando passagem às baleias. Eles se aproximam lentamente com seus arpões e quando a baleia passa, eles arpoam.

Os esquimós se organizam em comunidades onde a humildade predomina. Aprendem desde cedo a viver em conjunto para sobreviverem. Quando uma baleia é caçada, todos ajudam, desde a pesca, o corte e a distribuição entre eles. Falam a língua “inuíte”, que possui variantes de acordo com os assentamentos onde vivem. A partir do século XVII o esquimó teve contato com outros povos, o que possibilitou o acesso a novas ferramentas de trabalho como armas de fogo e novas fontes de edificação, como a madeira. Hoje habitam, além do Alasca, o Canadá e a Groelândia, onde trabalham em estações de radar.


Por Demercino Júnior
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/historiag/os-esquimos.htm

Brasil Escola

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader