> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Mudança temporária


www.envolverde.com.br - 18.02.11

Mudança temporária

Por Redação Agência Fapesp


Agência FAPESP – O Arquivo Público do Estado de São Paulo recebeu o acervo arquivístico do Memorial do Imigrante, que irá passar por reorganização e reforma de suas instalações até o segundo semestre de 2011.

O acervo é composto pela documentação da Hospedaria dos Imigrantes, que funcionou entre 1887 e 1978, atendendo imigrantes recém-chegados a São Paulo, que foram registrados em livros e listagens.

Caberá ao Arquivo Público do Estado de São Paulo dar continuidade às ações de higienização, reprodução e identificação da documentação do acervo do Memorial, além da prestação dos serviços cartoriais ao público (emissão de certidões e atestados).

Segundo o Arquivo, foram transferidas 3.730 caixas, contendo processos e outros itens documentais, além de 92 arquivos de aço com fichas.

Foram recebidas ainda 28 mapotecas e 53 caixas contendo álbuns fotográficos, fotos dos núcleos coloniais e dos imigrantes e suas famílias, cartões-postais, negativos fotográficos de vidro e álbuns com negativos flexíveis.

O trabalho de organização foi iniciado no dia 3 de janeiro e prosseguirá nos próximos meses, possibilitando que o público tenha acesso a segmentos do acervo até então indisponíveis à consulta. Em breve, será disponibilizado também no site do Arquivo Público os bancos de dados antes acessados na página do Memorial do Imigrante.

Uma das atividades exercidas pelo Memorial era a emissão de certidões de chegada de estrangeiros aos seus descendentes que, com a transferência do acervo, passa a ser responsabilidade do Arquivo Público.

Os procedimentos necessários para solicitar a certidão podem sem consultados em http://www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/memorial.php

Mais informações: http;//www.arquivoestado.sp.gov.br



(Envolverde/Agência Fapesp)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=86612&edt=40

Agência FAPESP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader