> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Egípcios podem ser os pioneiros no uso de prótese


www.1folha.uol.com.br - 18.02.11

Egípcios podem ser os pioneiros no uso de prótese humana


DA "NEW SCIENTIST"

A egiptóloga Jacky Finch, da Universidade de Manchester (Reino Unido), ficou intrigada com artefatos que lembravam próteses rudimentares em múmias. Ela fabricou réplicas e as testou em voluntários, e descobriu que as peças realmente podem ter sido próteses médicas criadas pelos egípcios.

A descoberta revelaria a existência de próteses para membros amputados muito antes da perna romana artificial, feita de bronze, descoberta em 300 a.C. --destruída durante um ataque aéreo em Londres, em 1941, só resta uma cópia de gesso.

14.fev.2011/AFP

Prótese rudimentar encontrada perto de Luxor (Egito) era feita de uma mistura de papel machê, gesso e tecidos

Finch analisou próteses de dedões do pé de duas múmias. Uma, encontrada perto de Luxor (Egito) e confeccionada antes de 600 a.C., era feita de uma mistura de papel machê, gesso e restos de tecidos. A outra, fabricada em madeira e provavelmente couro, pertence à filha de um religioso chamado Tabaketenmut, que viveu entre 950 a.C. e 710 a.C.

Duas pessoas que tiveram os dedões do pé amputados se submeteram aos testes com as réplicas. "Elas funcionaram realmente bem e produziram movimentos surpreendentes", conta a egiptóloga.

Os voluntários andaram em um tapete eletrônico, que calculou a pressão criada pelas passadas, e câmeras instaladas no laboratório da Universidade Salford (Reino Unido), onde ocorreram os experimentos, forneceram dados sobre a marcha e os movimentos nas juntas.

Embora o dedão de madeira tenha oferecido maior conforto, a da mistura com gesso e papel machê mostrou uma mobilidade superior.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/875394-egipcios-podem-ser-os-pioneiros-no-uso-de-protese-humana.shtml

NEW SCIENTIST

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader