> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Cartilha sobre Mudanças Climáticas


www.envolverde.com.br - 22.02.11

Cartilha sobre Mudanças Climáticas responde às principais questões sobre o tema e dá destaque ao mecanismo de REDD

Por Redação IPAM


Publicação do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia chega à quinta edição já disponível para download em http://www.ipam.org.br

Já está disponível para download no site do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) a nova edição da cartilha Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global. A publicação atualiza informações sobre o tema das mudanças climáticas e apresenta todo o histórico de negociações até a COP16, realizada no final de 2010 no México. A quinta edição da cartilha produzida pelos pesquisadores do IPAM traz como novidade as definições atualizadas sobre o mecanismo de Redução de Emissões pelo Desmatamento e Degradação (REDD) que começa a ser implementado pelos países signatários da Convenção do Clima da ONU.

A atual versão da cartilha esclarece sobre as propostas que antecederam o atual conceito de REDD no âmbito da Convenção do Clima e explica a estratégia que vem sendo sugerida para a aplicação do mecanismo, que deverá incluir ações de conservação, entre outras elegíveis a receber recursos que ajudarão a consolidar o REDD nos países em desenvolvimento (REDD+).

Um capítulo especial trata dos mecanismos de financiamento para a execução dos projetos de REDD nas regiões que abrigam florestas tropicais. O direito dos povos das florestas no processo de estruturação da política de REDD+ recebeu nesta edição um tratamento detalhado que serve como parâmetro para discussões sobre o tema.

A cartilha também destaca o papel das comunidades tradicionais e povos indígenas na conservação das florestas tropicais e seus estoques de carbono. O remanescente da floresta amazônica brasileira que cobre aproximadamente 330 milhões de hectares no território nacional abriga cerca de 47 bilhões de toneladas de carbono. O IPAM estima que somente nas florestas contidas nos 98,7 milhões de hectares de territórios indígenas na Amazônia estejam estocados 13 bilhões de toneladas de carbono. Esses números refletem a importância dos territórios indígenas (27%) na manutenção dos estoques de carbono na região.

Perguntas e Respostas sobre Aquecimento Global explica ainda o que são os Serviços Ambientais e como compensar economicamente os povos das florestas pelos seus esforços na conservação das matas.

De A a Z

Na nova edição da cartilha, o leitor poderá entender o espectro da Política Nacional sobre Mudança do Clima que está sendo implantada juntamente com um Plano Nacional sobre o tema. A publicação mostra ainda como funciona o Fundo Amazônia – que já aplica recursos em projetos demonstrativos de REDD no país – e como os diversos segmentos da sociedade brasileira podem contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa.

Um glossário de A a Z com os termos e expressões mais usuais no contexto das discussões sobre o clima ajuda a esclarecer os conceitos técnicos e científicos relacionados ao assunto e serve de referência para pesquisadores, estudantes e cidadãos interessados em entender um dos assuntos mais complexos e atuais no cenário global. Além da versão eletrônica gratuita, o IPAM também distribuirá dois mil exemplares impressos da cartilha para instituições de ensino, pesquisa, governos e sociedade civil. Acesse: http://www.ipam.org.br



(Envolverde/IPAM)



© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=86776&edt=48

IPAM

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader