> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Terça-Feira , 16 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
1ª mostra de acessibilidade nos museus de S. Paulo


www.saopaulo.sp.gov.br - 14.03.11

Memorial da Inclusão apresenta primeira mostra de acessibilidade em São Paulo

Está exposta a primeira mostra de acessibilidade dos museus do Estado de São Paulo, com foco no Museu Casa de Portinari e na Pinacoteca do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promove o lançamento da versão virtual do Memorial da Inclusão, disponível no site www.memorialdainclusao.sp.gov.br. Outra novidade é a primeira mostra de acessibilidade dos museus do Estado de São Paulo, com foco no Museu Casa de Portinari e na Pinacoteca do Estado.

Na exposição, serão apresentadas alternativas do Museu Casa de Portinari, de Brodowski e da Pinacoteca do Estado de São Paulo, na capital, para tornar seu acervo acessível aos visitantes com deficiências físicas, sensoriais ou intelectuais. O Museu Casa de Portinari exibe duas maquetes táteis - uma com a arquitetura do imóvel, que permite ao deficiente visual conhecer a disposição espacial do museu, e outra da Capela da Nonna, com o relevo de santos pintados por Portinari para sua avó. Também apresenta o DVD portátil para surdos com visita guiada em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que dá autonomia ao deficiente auditivo durante sua visita.

Entre os materiais acessíveis da Pinacoteca do Estado de São Paulo, foram selecionadas duas reproduções em relevo, uma pintura de Tomie Ohtake e outra de Arthur Timótheo da Costa, elaboradas em resina branca e borracha texturizada em alto contraste, além de um jogo articulado imantado com a reprodução da pintura de Tomie Ohtake, com o objetivo de aguçar a percepção dos deficientes visuais por meio da construção e desconstrução da obra.

O Memorial da Inclusão aborda cada uma das quatro deficiências - auditiva, visual, intelectual e física - e conta com atrações como a Sala Preparatória dos Sentidos: um local escuro com painéis de texturas diversas, alteração de temperatura e sensores sonoros e de odor. Outro destaque é a instalação de sound tubes, para pessoas com deficiência visual que não leem em braile.

Inaugurado no dia 3 de dezembro de 2009, o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência tem o propósito de reunir em um só espaço fotografias, documentos, manuscritos, áudios, vídeos e referências aos principais personagens, às lutas e às várias iniciativas que incentivaram as conquistas e melhores oportunidades às pessoas com deficiências.

Serviço
Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência
Data: de segunda a sexta, das 10h às 17h
Local: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=214055&c=6&q=Memorial+da+Inclusão+apresenta+primeira+mostra+de+acessibilidade+em+São+Paulo

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader