> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Itesp realiza levantamento fundiário em UCs


www.saopaulo.sp.gov.br - 14.03.11

Itesp realiza levantamento fundiário em Unidades de Conservação

Regularização fundiária no Contínuo da Cantareira abrangerá sete municípios

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) dá início este mês aos trabalhos de cadastro, avaliação, georreferenciamento, demarcação e análise de documentos de imóveis no chamado Contínuo da Cantareira, que inclui os Parques Estaduais de Itaberaba e Itapetinga, Floresta Estadual de Guarulhos e a região do Monumento Natural da Pedra Grande, criados pelo Decreto Estadual nº55.662 de 30/03/2010.


O documento que formalizou a parceria com a Fundação Florestal, orçado em R$ 1,8 milhões, foi assinado este mês pela secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloísa Arruda, e pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, durante reunião que contou também com a presença do diretor executivo do Itesp, Marco Pilla.



Essas Unidades de Conservação - as chamadas ‘UCs' - situam-se nos municípios de Santa Isabel, Arujá, Guarulhos, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã e Atibaia. O trabalho a ser realizado é complementar ao que já foi feito pelo próprio Itesp em 2010, e que na ocasião subsidiou a criação das referidas UCs.



Com base nos trabalhos que serão realizados agora, será possível fornecer um diagnóstico completo da situação fundiária dos imóveis inseridos nessas unidades de conservação - como, por exemplo, saber se o imóvel é particular e está regularizado, qual o valor dos imóveis, quantos e quais são os moradores do local etc. A partir daí, o Estado poderá dar prosseguimento às ações de regularização fundiária, bem como instruir os planos de manejo para cada área.
O valor de R$ 1,8 milhões será pago pela Transportadora Associada de Gás S.A. - TAG, empresa subsidiária da Petrobrás, que encampou o trabalho a título de compensação ambiental.



A Fundação Itesp



A Fundação Itesp é a entidade responsável por planejar e executar as políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo e pelo reconhecimento das comunidades de quilombos. É vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania (SJDC).



Da Fundação Itesp

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=214034&c=6&q=Itesp+realiza+levantamento+fundiário+em+Unidades+de+Conservação+

Fundação Itesp

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader