> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Segunda-Feira , 26 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Exame que avalia jovens e adultos


www.g1.globo.com.br - 21.03.11

Exame que avalia jovens e adultos será aplicado neste domingo

Encceja ocorre em 837 escolas de todo o país.
Com pontuação mínima, candidato recebe certificado do ensino fundamental

Do G1, em São Paulo

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) serão aplicadas no próximo domingo (20), em 837 escolas de todo o país. Há 142.545 inscritos.

O Encceja tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos com mais de 15 anos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. Caso atinja a pontuação mínima exigida, 100 pontos em cada uma das provas escolhidas, o candidato poderá receber o certificado do ensino fundamental.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviou, via correios, o cartão de confirmação de inscrição aos candidatos. Mas os participantes podem consultar no site do Inep o local onde farão a prova, com o número do CPF.

saiba mais

Exame para jovens e adultos ocorrerá em março de 2011, segundo Inep Inep divulga lista de estudantes dispensados do Enade As provas serão aplicadas pela manhã e à tarde. No período matutino – das 8h30 às 12h30 –, serão feitas provas de história, geografia e ciências naturais. Na parte da tarde, os participantes poderão fazer as provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação e matemática, das 14h30 às 19h30. Cada prova terá 30 itens de múltipla escolha e mais um tema proposto para a redação.

Os candidatos devem ficar atentos aos horários de aplicação. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h e fechados cinco minutos antes do início do exame. À tarde, as escolas abrirão entre 13h e 14h25. Os candidatos devem levar um documento de identificação com foto, o CPF, o cartão de confirmação de inscrição e uma caneta esferográfica transparente de tinta preta. Não será permitida a entrada com aparelhos eletrônicos, relógio, material de estudo, lápis, borracha, apontador, grafite, calculadoras, conforme edital do exame.

Certificado
O participante será considerado habilitado se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. O nível 100 dessa escala significa que o participante desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação.

O boletim individual de resultados é fornecido pelo Inep, que, no entanto, não fornece atestados ou certificados, mas, manterá em sua base de dados os registros de todos os resultados individuais dos candidatos e os disponibilizará aos parceiros para possibilitar o processo de certificação. Portanto, é de responsabilidade do candidato solicitar sua certificação na instituição indicada no ato da inscrição. Caberá à Secretaria de Educação do estado ou do município do candidato emitir o certificado de conclusão.

A certificação de conclusão do ensino médio para os estudantes com 18 anos completos é ofertada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/

globo.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader