> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Programa reduz consumo de água em 30% nas escolas


www.saopaulo.sp.gov.br - 23.03.11

Programa PURA reduz consumo de água em 30% nas escolas

São 95 milhões de litros a menos no volume mensal de água consumida, o suficiente para abastecer uma cidade de 26.600 moradores

No Dia Mundial da Água, a Sabesp apresenta uma parceria com as escolas estaduais e municipais de São Paulo que tem gerado ótimos resultados na diminuição do consumo de água e na formação dos alunos. Com a implantação do PURA (Programa de Uso Racional da Água) em 1.817 unidades de ensino, 95 milhões de litros de água por mês deixaram de ser consumidos - ou 37 litros a cada segundo. É o suficiente para abastecer mensalmente uma cidade de 26.600 habitantes, como Guararema. Em média, cada uma das 1.817 escolas onde o PURA foi totalmente implantado teve um corte de 30% no uso.

O PURA é um projeto criado pela Sabesp em 1996. Uma equipe da empresa visita o local e faz um plano de mudanças. Entre as principais ações estão a pesquisa e correção de vazamentos, programas de educação ambiental, relatórios do consumo de água via internet (telemedição) e troca de equipamentos comuns por outros de baixo consumo (bacias sanitárias, válvulas de fechamento automático para chuveiros, torneiras e mictórios, por exemplo). O consumo de água pode ser acompanhado pela internet pela direção da escola, para identificar rapidamente algum pico de uso ou um possível vazamento.

No caso das escolas, há outra grande vantagem: os professores recebem treinamento e repassam nas aulas os conhecimentos em educação ambiental. Os alunos aprendem desde cedo a preservar os recursos naturais, a usar a água corretamente e também levam os ensinamentos para dentro de casa.

Da Sabesp

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=214168&c=6&q=Programa+PURA+reduz+consumo+de+água+em+30+nas+escolas+

Sabesp

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader