Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024

Educação Ambiental: criação do FunBEA

www.envolverde.com.br - 24.03.11

Educação Ambiental ganha novo capítulo com criação do FunBEA

Assembléia no dia 5 de abril, em São Paulo, apresentará para a sociedade o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, cujo objetivo é fomentar projetos, programas e ações na área

A Educação Ambiental no Brasil está prestes a entrar num novo momento. No dia 5 de abril, em São Paulo, acontecerá assembléia de apresentação do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) e de seu Estatuto Social. O FunBEA é um fundo público não-estatal voltado para o fomento de projetos, programas e ações de Educação Ambiental. Com a presença de representantes dos governos federal, estadual e municipal, Universidades, ONGs, setor empresarial, entre outros, o evento marcará a aprovação simbólica do estatuto do fundo.

O FunBEA captará recursos junto a entidades, empresas e organizações nacionais e internacionais como estratégia para o financiamento consistente da Educação Ambiental como política pública voltada à promoção da justiça socioambiental. Desde setembro de 2010, o FunBEA conta com apoio técnico da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), sede deste período de incubação.

O Estatuto Social do FunBEA ficou em consulta pública entre janeiro e março de 2011, concluída com mais de 1.300 acessos de várias regiões do Brasil e do exterior, como Estados Unidos, Portugal, Rússia, Argentina, França, Alemanha e Reino Unido. Com a aprovação no dia 5 de abril, o Estatuto Social do fundo terá sua primeira revisão após um ano depois.

O fundo é fruto de iniciativa criada por um grupo de profissionais e militantes ligados à Universidade de São Paulo (USP), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFScar), ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ministério da Educação, à Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Carlos e profissionais de áreas correlatas atuantes em diferentes coletivos de educadoras e educadores ambientais no país
Serviço:

O que: Assembléia de apresentação do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA)

Quando: 5 de abril - Horário: 18:30 às 21 horas
Onde: SESC Consolação - São Paulo (SP)
Endereço: Rua Dr. Vilanova, 245(próximo à estação República do Metrô)
Inscrições: funbea.ambiental@gmail.com.br

(Envolverde/Assessoria de Imprensa)