> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Faltam 100 mil professores na pré-escola


www.destakjornal.com.br - 28.03.11

Faltam 100 mil professores na pré-escola, diz estudo do MEC

O Brasil tem a meta de universalizar o atendimento de educação infantil nos próximos anos e incluir quase 2 milhões de crianças entre 4 e 5 anos na pré-escola. Para alcançar o número, no entanto, há um problema: faltam 100 mil professores da área no país para suprir a demanda.

Os números são de um estudo do Inep, que mostra a necessidade de um aumento de quase 40% no número de professores do Brasil.

O cálculo leva em conta que, hoje, 75% das pré-escolas estão em redes municipais e 23% são escolas privadas. Portanto, a necessidade de professores será maior em redes públicas.

Em algumas regiões, o crescimento necessário no número de professores supera os 40%. No Centro-Oeste, por exemplo, o aumento precisa ser de 62,3%; na região Norte, serão precisos mais 58,7%; o Sul precisará de mais 53,9%. Já no Sudeste, o aumento percentual é de apenas 32%, em números absolutos são mais de 30 mil docentes.

A situação se deve principalmente pela queda de alunos nos cursos de magistério. Em cinco anos as escolas perderam 155,7 mil alunos, quase 45%.

http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=14,91804

MEC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader