> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
A gramática e suas divisões


www.brasilescola.com - 01.04.11

A gramática e suas divisões

Os assuntos pertinentes à gramática pertencem a estudos específicos


Sempre quando nos referimos à gramática, atribuímos a ela um conjunto de normas que regem o sistema linguístico. Por tal razão, estamos sempre em contato com os preceitos por ela determinados, em situações específicas (por exemplo, quando somos conduzidos a redigir acerca de algo ou mesmo nos ambientes escolares, enquanto aprendizes).


Contudo, normalmente não nos interessamos em saber se este ou aquele conteúdo com o qual estabelecemos familiaridade pertence a esta ou aquela parte da gramática. O fato é que os diversos assuntos por ela retratados pertencem a divisões específicas de estudo que, indubitavelmente, tornam-se passíveis ao nosso conhecimento. Sendo assim, o presente artigo tem por finalidade apontá-los, a fim de que estejamos a par de todas as características que os norteiam. Essas, por sua vez, são assim manifestadas:


Fonologia – Representa a parte cujo objetivo é estudar os menores elementos distintos, ora denominados de fonemas, que diferenciam o significado das palavras, bem como as sílabas que esses fonemas formam. Integrando a referida parte estão a ortoepia, a qual representa o estudo da articulação e pronúncia dos vocábulos, a prosódia, que se incumbe do estudo da acentuação tônica desses e a ortografia, que se preocupa com a forma pela qual as palavras são grafadas.



Nesse ínterim, destacamos o estudo das vogais, semivogais, consoantes, dígrafos, encontros vocálicos, encontros consonantais, classificação das sílabas quanto à tonicidade, quanto ao número apresentado mediante a divisão silábica, o emprego das letras, tendo em vista suas respectivas situações de uso, entre outros.


Morfologia – Tem por finalidade estudar a estrutura, a formação e os mecanismos de flexão das palavras. De acordo com tal intento, podemos dizer que as classes gramaticais representam o alvo principal, ou seja, o estudo dos substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes, conjunções, interjeições, verbos, artigos, numerais e preposições.


Sintaxe – Compreende o estudo das relações que se estabelecem entre os termos da oração. Para tanto, divide-se em sintaxe das funções, a qual estuda a estrutura da oração e do período, e sintaxe das relações, priorizando a regência, a colocação pronominal e a concordância. Representam objeto de estudo os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), termos integrantes (complementos verbais, complemento nominal, agente da passiva) e os termos acessórios (adjunto adnominal, adverbial, aposto e vocativo).


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/gramatica/a-gramatica-suas-divisoes.htm

Brasil Escola

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader