> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Buraco na camada de ozônio atinge nível recorde


http://www.jb.com.br - 05.04.11

Buraco na camada de ozônio atinge nível recorde sobre o Ártico

GENEBRA

- A destruição da camada de ozônio obre o Ártico atingiu um recorde de 40% desde o início do inverno (hemisfério norte, verão no Brasil) e ao fim de de março, em consequência da persistência de substâncias nocivas na atmosfera e das baixas temperaturas, anunciou a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

"As observações efetuadas do solo com um balão-sonda acima do Ártico, assim como as feitas por satélite, revelam que a camada de ozônio registrou uma redução de quase 40% nesta região entre o começo do inverno e o fim do mês de março", afirma a OMM em um comunicado.

Para a OMM, substâncias que destroem a camada de ozônio continuam a ser emitidas como o clorofluorcarbonetos (CFCs) - lançados na atmosfesta por extintores de incêndio, sprays e refrigeradores. Apesar de recorde, o número já era esperado pelos especialistas do órgão ligado às Nações Unidas (ONU).


Camada de ozônio protege a superfície terrestre da exposição exagerada a raios ultravioletas"O recorde anterior em termos de destruição do ozônio era uma perda de aproximadamente 30% em todo um inverno", completa a organização que tem sede em Genebra.

A camada de ozônio protege a superfície terrestre da exposição exagerada a raios ultravioletas, que podem causar câncer na pele, cataratas nos olhos e comprometer o sistema de defesa do corpo de humanos. Os danos também atingem outros animais e plantações.


http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2011/04/05/buraco-na-camada-de-ozonio-atinge-nivel-recorde-sobre-o-artico/

Jornal do Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader