> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 23 de Novembro de 2017
>> Notícias
   
 
Cidades brasileiras implantam IPTU ecológico


www.envolverde.com.br - 06.04.11

Cidades brasileiras implantam IPTU ecológico

por Redação As Boas Novas

A conservação do meio ambiente vem ganhando destaque frente a esfera pública no Brasil. Três cidades brasileiras já adotaram o “IPTU verde”, concedendo desconto nesse imposto aos projetos que estejam contemplando construções que adotem técnicas sustentáveis e a favor do meio ambiente.

A pioneira foi São Bernardo do Campo, que desde 2008 implantou sua versão de IPTU ecológico, beneficiando mais de 500 propriedadesao oferecer desconto para aquelas que estivessem recobertas por vegetação. O abatimento no IPTU pode chegar a 80% do valor total e é proporcional à área verde do imóvel.

Outra cidade paulista que tem ação parecida é Guarulhos, que aprovou um desconto de 5% a partir do ano que vem para imóveis que tenham áreas verdes ou adotem práticas como: aquecimento solar, captação de água de chuva, coleta seletiva de lixo, sistema natural de iluminação, construção com materiais sustentáveis e telhado verde (gramado).

A cidade mineira de Poços de Caldas dá os primeiros passos para implantar descontos para imóveis sustentáveis. O vereador Tiago Cavelagna desenvolveu um projeto de lei que prevê dedução no IPTU para os proprietários que investirem em tecnologias para a redução dos impactos ambientais. O projeto de lei aguarda aprovação do município.

(com informações do Telhado Verde, G1 e Portal Prefeitura de S. Bernardo do Campo).

*Publicado originalmente no portal As Boas Novas.

http://envolverde.com.br/sociedade/legislacao-sociedade/cidades-brasileiras-implantam-iptu-ecologico/

As Boas Novas

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader