> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Desmatamento na Amazônia fica em 19,2 km2


www.ultimosegundo.ig.com.br - 07.04.11

Desmatamento detectado na Amazônia fica em 19,2 km2 no bimestre

Mato Grosso liderou os desmatamentos na Amazônia nos primeiros dois meses deste ano
AE

Mato Grosso liderou os desmatamentos na Amazônia nos primeiros dois meses deste ano. Dados do Sistema do Desmatamento em Tempo Real (Deter), baseados em imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), mostram que foram derrubados 19,2 quilômetros quadrados de florestas na Amazônia entre janeiro e fevereiro, dos quais 14,39 quilômetros quadrados (74,8%) estavam em propriedades localizadas em Mato Grosso. No Maranhão foram desmatados 4,3 quilômetros quadrados e no Pará, 0,52 quilômetro quadrado.


O desmatamento na Amazônia ficou 90,7% abaixo dos 208,3 quilômetros quadrados desmatados no primeiro bimestre do ano passado, quando foram derrubados 143,4 quilômetros quadrados de florestas em Mato Grosso, 26,9 quilômetros quadrados em Roraima; 17,2 quilômetros quadrados no Pará e 11,7 quilômetros quadrados no Maranhão; 7,4 quilômetros quadrados em Rondônia e 1,7 quilômetros quadrados em Tocantins.


No entanto, o Deter/Inpe alerta que a comparação entre dados de diferentes meses e anos não é recomendável, por causa da variação da cobertura de nuvens e da resolução dos satélites, que podem não representar uma avaliação fiel do desmatamento mensal da floresta amazônica.

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/desmatamento+detectado+na+amazonia+fica+em+192+km2+no+bimestre/n1300032573504.html

AE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader