> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Há discordâncias sobre risco de radiação


www.ultimosegundo.ig.com.br - 11.04.11

Há radiação em toda parte, mas cientistas discordam sobre o risco

Especialistas ainda não chegaram a um consenso sobre oa danos à saúde de doses baixas como as geradas pelo acidente de Fukushima

New York Times


Desde os primeiros relatos, mês passado, de danos nos reatores da usina nuclear de Fukushima Daiichi, a questão recorrente é se o vazamento de elementos radioativos irá prejudicar pessoas no Japão ou em outras partes do mundo. Para muitos, o maior medo é o câncer. Sabe-se que determinados níveis de exposição à radiação aumentam o risco de câncer, mas os cientistas discordam sobre os efeitos de doses muito baixas, como as que podem ter ocorrido até agora no Japão.

Para alguns pesquisadores, é razoável usar dados de doses altas para calcular o risco das menores. Eles argumentam que qualquer exposição à radiação eleva o risco de câncer, embora provavelmente numa quantidade pequena, no caso de doses minúsculas. Já outros dizem que estimar o risco para doses próximas de zero não faz sentido, e alguns acreditam haver um limite abaixo do qual não há riscos.

O Dr. John Boice, por exemplo, professor de medicina da Universidade Vanderbilt que estuda os efeitos da radiação em seres humanos, avisa que calcular o risco de doses minúsculas é perigoso em si. Ele argumenta que existem poucos dados sobre doses abaixo de 10 rem, mas que algumas estimativas de risco chegam a um décimo de rem, ou menos. Boice também é diretor científico do Instituto Epidemiológico Internacional, de Rockville, Maryland, instituição privada que estuda a radiação com subsídios do governo e da indústria.

“Posso pegar uma dose baixa, multiplicá-la por um milhão de pessoas e estimar um risco”, ele disse, salientando que grupos profissionais como a Health Physics Society desencorajam o cálculo. “Falamos para não fazer isso. Não se deve multiplicar uma dose minúscula por milhões e dizer que haverá milhares de mortes. É inadequado, enganoso e alarmista. Você passou de ordens de magnitude inferior em que não existem provas de efeito algum”.

Mas o Dr. David Brenner, diretor do Centro Radiológico da Universidade Columbia, está entre os que duvidam da existência de um limite. A radiação danifica o DNA, diz ele, e uma única célula afetada pode se transformar na semente de um câncer, embora leve décadas para se desenvolver. Brenner estuda a possibilidade de que, em termos de provocar a doença, doses baixas de radiação possam ser mais perigosas do que os cálculos baseados com doses altas preveem.

As estimativas atuais das agências do governo para riscos de doses baixas valem-se da extrapolação de doses mais altas. Nos Estados Unidos, a maioria das agências governamentais usa uma unidade chamada “rem” para medir doses radiativas; na Europa e Ásia é empregado o milisievert, que equivale a 0,1 rem. Segundo a Agência de Proteção Ambiental, as pessoas recebem 0,3 rem por ano de radiação natural.

Se dez mil pessoas forem expostas a 1,0 rem, em doses pequenas durante a vida inteira (acima da exposição natural), segundo a agência, a radiação causará cinco ou seis mortes a mais por câncer. Num grupo desse tamanho, cerca de duas mil normalmente morreriam de cânceres não causados pela radiação. Então, a dose extra elevaria o total para 2.005 ou 2.006.

Até agora, somente quantidades diminutas de radiatividade dos reatores japoneses foram detectadas nos Estados Unidos, no leite, nas Costas Leste e Oeste, e na chuva, em Massachusetts. Funcionários federais dizem que os instrumentos podem detectar níveis quase inexistentes – muito abaixo do nível natural de radiação – que não são uma ameaça.

Em regiões do Japão, a radioatividade foi detectada em diversos momentos no leite, carne, hortaliças e água encanada, além de no chão e no mar que cercam a usina nuclear. Os níveis na água encanada de certas regiões chegaram a ser altos o suficiente para as autoridades aconselharem as pessoas a beber água mineral.

O governo japonês suspendeu o embarque de leite e produtos de algumas províncias. Foi encontrado iodo radioativo no leite dessas regiões, produ

http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/ha+radiacao+em+toda+parte+mas+cientistas+discordam+sobre+o+risco/n1300037502018.html

The New York Times

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader