> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
12 de abril de 1961 - A Terra é azul!


www.jblog.com.br - 13.04.11

12 de abril de 1961 - A Terra é azul!


Enviado por: Lucyanne Mano



O cosmonauta Major Yuri Alekseyevich Gagarin foi o primeiro ser humano a tripular um veículo em órbita em torno da Terra. Foi um dos avanços mais extraordinários para a nossa civilização no século XX. Em uma nave espacial chamada Vostofz, pesando 5 toneladas e lançada por meio de um foguete, manteve o controle total do vôo por 1 hora e 48 minutos. A trajetória foi uma volta completa à Terra, de Leste a Oeste, sobrevoando a Asia Central e o Sul da África e da América.

A Vostok nasceu do trabalho de uma equipe liderada pelo pioneiro engenheiro aerospacial, Sergei P. Korolev. A espaconave já esteve em órbita cinco vezes, para testar a segurança do empreendimento.

Organizada de forma sigilosa, a sua confirmação só aconteceu horas antes da partida. A inédita experiência, segundo os cientistas soviéticos, abriria caminho pelo qual um astronauta poderia, em breve, chegar a outros planetas.

Com apenas 27 anos, o jovem major transformou-se em ídolo em seu país. O feito de Gagarin, mecânico metalúrgico, foi acompanhado em boletins da Rádio de Moscou. Quando se anunciou o regresso, a multidão saiu às ruas para saudá-lo como herói nacional. Depois de efetuar o histórico vôo, contou emocionado: "O céu é escuro, muito escuro, a Terra é de um azul muito claro" .

O presidente Jânio Quadros, declarou: "Em nome do Governo do Brasil, de seu povo e em nome pessoal, desejo saudar Vossa Excelência e os cientistas soviéticos pelo envio de um astronauta em órbita da Terra, feito extraordinário destinado a rasgar, para o homem e para o progresso, novos e ilimitados horizontes. Ao povo russo nossos sinceros cumprimentos e votos de felicidades".

Aberta a era dos vôos cósmicos

A preparação teórica do primeiro vôo cósmico começou em fins do século XIX. O cientista russo K. E. Tsiolkovsky, pioneiro no estudo da dinâmica dos foguetes e da cosmonáutica, predisse que o homem um dia transportaria os limites da atmosfera. Tsiolkovsky não apenas calculou com precisão assombrosa as forças que o homem teria de vencer nessa aventura, como previu os meios técnicos necessários para fazê-lo. Foram necessários 70 anos para que se tornasse realidade o sonho deste cientista, que combinava o otimismo genuino com a frieza dos cálculos matemáticos nos seus planos.

http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php

Jornal do Brasil

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader