> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Risco sísmico nos Andes é maior do que o suposto


www1.folha.uol.com.br - 09.05.11

Risco sísmico nos Andes é maior do que o suposto até agora


DA EFE, EM LONDRES

A parte sul da cordilheira subandina, uma zona na qual moram mais de dois milhões de pessoas, está exposta a um risco sísmico significativamente superior ao previamente suposto pelos especialistas, publica esta semana "Nature Geoscience" em sua versão na internet.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Havaí (EUA) coloca que a magnitude de um tremor na região poderia chegar a um máximo de entre 8,7 e 8,9 graus na escala Richter, em contraste com os 7,5 graus anteriormente estimados.

O grupo de estudiosos, liderado pelo investigador Benjamin Brooks, utilizou um GPS para criar um mapa dos movimentos na superfície terrestre ao longo do flanco oriental da cordilheira dos Andes.

Esta técnica lhes permitiu descobrir que uma seção pouco profunda ao leste da região, de cerca de 100 km de comprimento, está encaixada entre placas tectônicas em movimento, o que gera tensão entre estas estruturas.

Se esta seção se quebrasse pela força de um terremoto produzido pelo choque das placas, a magnitude do tremor poderia alcançar até 8,9 graus.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/913007-risco-sismico-nos-andes-e-maior-do-que-o-suposto-ate-agora.shtml

EFE

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader