> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 21 de Setembro de 2017
>> Notícias
   
 
Livros didáticos/história de uma disciplina


Portal UNIFESP Acesso em 03/06/2014

Livros didáticos têm sido objeto e fonte de um grande número de pesquisas na Educação Matemática. Historiadores da educação mostram o quão complexo é esse material didático. Trata-se de um produto cultural. Como tal, é preciso compreendê-lo em seu processo de produção física, material; em seu contexto de elaboração intelectual; nas múltiplas faces que por vezes se entrecruzam na autoria dos textos; nas formas de circulação que os livros ganham; no uso deles em diferentes épocas; nas suas diferentes edições e em tantos outros aspectos necessários ao entendimento de um bem cultural.

Dentre os variados interesses de pesquisa que lançam mão dos livros didáticos, um deles diz respeito aos modos constituintes que um dado saber escolar, ao longo do tempo, ganha corpo, definição e chega até nossos dias. O GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática, em boa medida, atenta para essa perspectiva. Assim, por exemplo, o Grupo publica o livro "O nascimento da matemática do ginásio". Na análise de livros didáticos, é possível compreender como é organizada a matemática para ser ensinada depois dos anos iniciais do antigo ensino primário.

http://www.unifesp.br/centros/ghemat/DVD_s/HISTORIA/inicio.html

Portal UNIFESP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader