Bom dia
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024

Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos

Portal Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Acesso em 15/102014

Mostra dedicada à arquitetura remonta à história da Escola Normal e pode ser vista até 29 de novembro.
O Arquivo Histórico de São Paulo recebe, até dia 29 de novembro, a exposição “Ramos de Azevedo e a Escola Caetano de Campos”. Com curadoria da arquiteta, pesquisadora e ex-aluna da Escola, Patrícia Golombek, a mostra reúne um conjunto de itens originais da “Escola Normal”, instituição pioneira de formação de professores no estado de São Paulo, que abrigou a primeira Escola Modelo e o primeiro jardim de infância em escola pública do Brasil.

A Escola Normal tem origem em 1846, mas apenas em 1894 é inaugurado, na Praça da República, o edifício projetado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Na década de 1930, o médico e educador Antônio Caetano de Campos, responsável pela reforma do ensino público paulista no final do século XIX, foi homenageado com o nome dado à Escola Normal: Instituto Caetano de Campos.

A mostra traz o mobiliário original da escola como carteiras escolares do final do século XIX ao início do século XX, materiais didáticos antigos e documentários. Também podem ser vistos modelos de uniformes usados na durante o século XX e uma maquete física de todo o complexo escolar, ambos reproduzidos em parceria com o Senac. O público pode ainda conferir a reconstrução virtual da Escola Normal e do prédio do Jardim da Infância que funcionava nos fundos do colégio, demolido ao final dos anos 30 para dar continuidade à Avenida São Luís, e a reconstituição da carteira escolar que Ramos de Azevedo projetou e que nunca saiu do papel, considerada o primeiro móvel de design projetado por um brasileiro.

Portal Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Acesso em 15/102014