> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Exposição Arquitetura de Lina Bo Bardi


Portal Secretaria de Cultura do estado de São paulo. Acesso em 29/10/2014

Museu da Casa Brasileira
Há 100 anos nascia, em Roma, na Itália, a arquiteta Lina Bo Bardi. Aproveitando o contexto, o Museu da Casa Brasileira apresenta a mostra "Maneiras de expor: arquitetura expositiva de Lina Bo Bardi". Os trabalhos abordam detalhes da trajetória da arquiteta, especialmente após sua vinda para o Brasil, revelando como ela foi influenciada pela cultura popular do país e destacando seu importante legado para a museografia nacional.

"Apresentamos nesta exposição-homenagem, uma frente da múltipla atuação da arquiteta Lina Bo Bardi: exposições que desenhou, curou e realizou”, explica Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB e curador da mostra. “Buscamos trazer uma visão ampla e não única desta ‘trajetória expositiva’, desde as experiências aplicadas no MASP 7 de abril, feitas com a fresca bagagem da cultura museológica italiana, às grandes mostras populares do SESC Pompeia.”

O encontro com o universo da arquiteta, abordado pelo viés da prática expositiva, se inicia pela indicação de alguns pontos fundamentais experimentados em sua primeira atuação profissional ainda na Itália e a chegada ao Brasil; outras “maneiras de expor” fora do ambiente museológico, com caráter mais comercial; sua contribuição ao “salto museológico” que representou o primeiro MASP da rua 7 de Abril, fundamental para o estabelecimento das bases da museografia moderna no território brasileiro; o “projeto de civilização” exposto por meio da descoberta do potencial da cultura popular brasileira a partir do período que viveu na Bahia; a “revolução museográfica” do Museu de Arte de São Paulo com suas elaborações expositivas; e, por fim, as exposições do SESC Pompeia, om os grandes “painéis” sobre design e cultura do cotidiano.

http://www.cultura.sp.gov.br/portal/site/SEC/menuitem.71b090bd301a70e06d006810ca60c1a0/?vgnextoid=c55f648792168410VgnVCM1000008936c80aRCRD&vgnextfmt=default

Portal Secretaria de Cultura do estado de São paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader