Pais dependem cada vez mais da escola |
|
|
Publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo 15/09/2003 |
Os pais querem uma escola disciplinadora, que discuta todo tipo de assunto com seus filhos, em especial as drogas. Resultados de uma pesquisa realizada com 16 mil famílias de classes A e B que têm filhos em escolas particulares mostram o que educadores e psicólogos já haviam constatado na prática. "Os pais estão delegando para a escola responsabilidades que são deles. Eles deram tanta liberdade aos filhos que agora precisam de freios externos", diz a psicóloga da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp), Marilda Lipp.
A pesquisa foi realizada pelo Sistema Anglo de Ensino, no fim de agosto, com pais de matriculados em escolas de ensino infantil até cursinhos, no País todo.
Quando questionados sobre o que os faria mudarem o filho da escola, os pais puderam escolher três itens principais. O mais apontado mencionava problemas com drogas (68,9%); em segundo lugar ficou o aumento das mensalidades, com 43,8%, e em terceiro, o pouco rigor na disciplina, com 32,4%.
"Muitos pais não sabem como lidar com o problema das drogas e precisam da escola", diz o coordenador da pesquisa, José Francisco da Silva. "O assunto agora tem de sair do corredor e se tornar oficial."
Para ler a reportagem na íntegra, acesse op site:
http://www.estadao.com.br/educando/noticias/2003/set/15/61.htm
Jornal O Estado de S.Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|