Amapá cria o maior corredor de biodiversidade

Publicado pelo jornal Folha de S.Paulo
16/09/2003

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), anunciou hoje no Congresso Mundial de Parques, em Durban, na África do Sul, a criação do maior corredor ecológico do Brasil, com mais de 10 milhões de hectares, uma área maior que o território de Portugal.

Localizado entre o escudo das Guianas e o estuário do rio Amazonas, o corredor abrange pouco mais de 70% de toda a área do Estado, estimada em 14 milhões de hectares, e liga 12 unidades de conservação do Amapá, impedindo que, por estarem isoladas umas das outras, elas estejam mais vulneráveis a eventuais ataques.

"Com a visão do corredor, o Estado do Amapá passa a gerenciar essas áreas de maneira integrada e a compatibilizar as atividades produtivas com a preservação da natureza", afirmou Góes.

A criação do corredor no Amapá é importante porque cerca de 96% da cobertura vegetal continuam intactos. Na área protegida estima-se que haja pelo menos 45 espécies de lagartos, 505 de aves e 9 de primatas, sem contar as outras espécies de mamíferos, como a onça-pintada. Todas as cabeceiras de rios do Estado também foram incluídas nas áreas de proteção, impedindo que a degradação ambiental os ameace.

Para que o corredor não seja apenas uma bonita iniciativa, mas não saia do papel, seu gerenciamento será realizado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), pela Sema (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), pelo Iepa (Instituto Estadual de Pesquisas Ambientais) e pela Universidade Federal do Amapá.
Leia a matéria na íntegra em:

Jornal Folha de S.Paulo