> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Dicas de primeiros socorros para urgências


Publicado pelo Caderno Equilíbrio, da Folha de S.Paulo
18/09/2003

- Acidentes com a coluna: evite mover o paciente. Prefira a ajuda de uma pessoa especializada, que encaminhará o paciente ao pronto-socorro.

- Alergias: se a região do corpo ficar vermelha e inchada, faça compressas frias. Se sentir falta de ar, os olhos lacrimejarem e muita coceira, há risco de fechamento da glote, o que impede a respiração. Nesse caso, corra para o pronto-socorro o mais rápido possível.

- Convulsão: deite a pessoa no chão, vire-a de lado para evitar que engasgue com a própria saliva ou com o vômito e afaste os objetos em volta para evitar que ela se machuque enquanto se convulsiona. Tente prender a língua dela com um lenço para evitar que a morda. Mas cuidado para não ficar com os seus dedos presos nos dentes dela. Parando ou não de convulsionar, leve-a ao PS para investigar a causa da convulsão e avaliar se houve outros danos no corpo.

- Cortes: se o corte for muito profundo, coloque um tecido para estancar o sangramento e procure o PS. Não faça o torniquete --apertar com corda ou cinto a região que está sangrando.
Veja mais dicas em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u2809.shtml

Folha de S.Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader