> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Carandiru, a nova opção de lazer na Capital


Publicado pelo site do Governo do Estado de SP
21/09/2003

Símbolo de calamidade em um passado recente, significado de falência no sistema prisional e sinônimo de infortúnio para todos que por ali passaram. Ao longo da história, o Complexo Carandiru recebeu inúmeras definições, nenhuma positiva. Atualmente, já desativado, do local só restam lembranças ruins, mas que em breve também serão apagadas, pois a partir deste domingo, dia 21, o espaço remodelado passa a sediar o Parque da Juventude, que inicialmente conta com atrações esportivas e de lazer.

A inauguração desta primeira etapa, denominada de Parque Esportivo, foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, neste domingo, dia 21. Com 35,4 mil metros quadrados de área, o local possui equipamentos para a prática de diversas modalidades esportivas, espaço para caminhadas e recantos de estar distribuídos em meio a áreas arborizadas.

Alckmin destacou que hoje um sonho foi realizado para a Zona Norte da Capital. Ele lembrou que muitas décadas passaram para que a Casa de Detenção do Carandiru fosse desativada. 'Não era possível ter segurança em uma região próxima a um presídio com mais de 8 mil detentos. Para fecharmos o Carandiru foi preciso construir 11 novas penitenciárias no Estado', disse.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael, ressaltou que a primeira fase do parque foi construída dentro do cronograma. 'Foi cumprida a promessa de desativação do presídio e agora está sendo cumprida a determinação do governador de implantar um parque para a juventude. Hoje está sendo concretizada uma grande transformação de um lugar de problemas para um espaço de luz'.

A população da Capital passa a ter à disposição dez quadras poliesportivas, com capacidade para a prática de futebol de salão, tênis, hóquei, basquete, vôlei e handebol; uma área destinada à prática de skate; estacionamento; vestiários masculino e feminino, com sanitários; lanchonete; marquise interligando vestiários e lanchonete; e uma extensa área de Mata Atlântica preservada. O Parque da Juventude conta com uma localização privilegiada, pois fica próximo da estação Carandiru do Metrô, Zona Norte de São Paulo.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.asp?id=41493

Governo do Estado de SP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader