> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Secretaria homenageia Lygia e lança prêmio


Publicado pelo site da SEE/SP
24/09/2003

Dia 29 de setembro é dia de homenagem e novidade na Sala São Paulo. A partir das 18 horas, a Secretaria de Estado da Educação homenageia a escritora Lygia Fagundes Telles e lança o “I Prêmio de Literatura Lygia Fagundes Telles – Concurso Professor Escritor”.

Estarão presentes o governador Geraldo Alckmin, o Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita e demais Secretários de Estado. Também foram convidados intelectuais das Academias Paulista e Brasileira de Letras, além de representantes da Câmara Brasileira do Livro e da União Brasileira dos Escritores. Reitores de Universidades que oferecem cursos de Letras, escritores, livreiros, artistas, dirigentes de ensino, professores e alunos da rede estadual de ensino completam a platéia de admiradores.

O terceiro romance da escritora paulista completa 30 anos. “As Meninas”, o preferido da autora, é a inspiração de trabalhos que farão parte da homenagem. Pelo menos 10 escolas estaduais participam das apresentações, com números de dança, pintura e desenho que retratam de outras formas a obra de 1973. Além disso, a escritora vai ouvir depoimentos de amigos e colegas de profissão no telão da sala de espetáculos.

O filme homônimo inspirado na obra “As Meninas”, produzido em 1995 por Emiliano Ribeiro, também será relembrado. Algumas cenas vão ganhar o telão e os acordes da Orquestra Sinfônica Cultura dão o tom para o resgate de algumas músicas da trilha sonora da película.

Mas a obra de Lygia Fagundes Telles não inspira somente adaptação cinematográfica. Em 1981, um de seus romances ganhou outras telas em forma de novela. As tensões de “Ciranda de Pedra” foram ao ar pela TV Globo, com direção de Wolf Maya e participações de Eva Wilma, Lucélia Santos e Edson Celulari. A novela chegou a ser reapresentada em 1983.

O evento em homenagem a Lygia Fagundes Telles terá duração de 1 hora e o público esperado é de 1.200 pessoas.
Leia a matéria na íntegra em:

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/2003_09_24_a.asp

Secretaria de Estado da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader