> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 15 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
John Maxwell Coetzee é Nobel de Literatura


Publicado pelo site da Folha Online 02/10/2003

O escritor sul-africano John Maxwell Coetzee, 63, foi anunciado hoje pela Academia Sueca como o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2003.

Autor de uma obra considerada um libelo contra o poder e a opressão, J.M.Coetzee nasceu perto da Cidade do Cabo, em 9 de fevereiro de 1940, e estudou literatura anglo-saxônica antes de lecionar na universidade de sua cidade natal. Seu primeiro livro, "Terra de Sombras" ("Dusklands") foi publicado em 1974.

"Coetzee jamais usa a mesma receita duas vezes em seus livros, o que contribui para a grande variedade de sua obra", explicou a Academia sueca ao fazer o anúncio.

Em 1999, o escritor recebeu o Booker Prize, prêmio inglês, por "Desonra" ("Disgrace"), tornando-se o único autor a levar este prêmio em duas ocasiões. Em 1983, já havia sido premiado por "Vida e Época de Michael K." ("Life and Times of Michael K"), o livro que o tornou conhecido internacionalmente.

Autor de vários romances escritos em inglês, Coetzee sempre evitou qualquer tipo de maniqueísmo: "A sociedade de apartheid é uma sociedade de senhores e de escravos, onde os próprios amos não são livres".

No Brasil, foram lançados os seguintes livros de J.M. Coetzee, além de "Vida e Época de Michael K", "Desonra", "Terra de Sombras", "Cenas de uma Vida", "No Coração do País", "A Vida dos Animais", "Cio da Terra", e "Dostoeivski: o mestre de São Petersburgo".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u37436.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader