Universidades facilitam vida dos novos alunos |
|
|
Publicado pelo jornal Folha de S. Paulo 05/10/2003 |
Passar no vestibular não é a única preocupação do estudante nem o único prêmio. As universidades do interior do Estado apresentam vários serviços de apoio ao calouro, que se prolongam durante a graduação.
Quem não tem condições de bancar um aluguel pode se instalar em moradias estudantis. USP, UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a maioria das unidades da Unesp (Universidade Estadual Paulista) têm alojamentos próprios para alunos carentes, mas nem sempre há vagas para todos. A seleção leva em conta o perfil socioeconômico e boas notas.
Mesmo os abonados têm orientação na hora de procurar um imóvel. A Unicamp, por exemplo, oferece um banco de ofertas on-line, e a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica) tem uma lista de imobiliárias que trabalham com estudantes.
O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) dá alimentação e alojamento a módicos R$ 31. Estudantes carentes não pagam.
Se o estudante estiver em dúvidas sobre a carreira que escolheu ou tiver dificuldades em se adaptar à nova vida, ele tem à disposição um serviço de aconselhamento psicológico gratuito.
Os estudantes também podem receber assistência médica e odontológica gratuita. As atividades esportivas ficam por conta das instalações das faculdades de educação física ou dos centros esportivos. Dúvidas referentes a direito podem ser sanadas pelo serviço de orientação jurídica que algumas universidades possuem, como a USP e a Unicamp.
Leia a matéria na íntegra em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u13893.shtml
Folha de S. Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|