Hospitais lançam campanha de combate ao câncer |
|
|
Publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo 07/10/2003 |
Pela primeira vez, os 32 principais hospitais filantrópicos especializados em diagnóstico e tratamento de câncer estão juntos numa campanha nacional de prevenção da doença. "Câncer não é ficção. Sua prevenção, também não." Com esse slogan, comerciais de televisão, rádio, jornais, revistas e internet vão incentivar que os brasileiros façam exames de detecção precoce da doença. A campanha, que começará amanhã, é resultado do trabalho voluntário de publicitários, produtores, atores e veículos de mídia.
Dois tipos de câncer são objeto da campanha: o de colo de útero nas mulheres, o segundo mais comum entre elas, e o de próstata nos homens, o mais freqüente neles. Nas mulheres, a detecção precoce do câncer de colo de útero é feita com o exame anual de Papanicolau. Nos homens, o diagnóstico precoce de tumor na próstata é feito com o exame de toque retal.
"Falta de informação é a principal causa de câncer", afirma Ricardo Brentani, presidente do grupo Filantrópicas de Câncer (Abifcc) e do Hospital do Câncer de São Paulo. "Por isso a campanha é tão importante: para levar informação para as pessoas."
Quanto mais precoce é o diagnóstico de um câncer, maiores as chances de cura. Elas chegam a 97% para tumores detectados no primeiro estágio.
http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2003/10/07/ger009.html
O Estado de S. Paulo
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|