> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Estação da Arte afastou estudantes da violência


Publicado pelo site da SEE/SP
07/10/2003

Uma seleção especial de rap, notícias sobre o cotidiano dos alunos, mensagens de amor durante o Dia dos Namorados. A oficina de rádio montada há quatro meses pela Associação Estação da Arte mudou a realidade da Escola Estadual Dom João Maria Ogno, na Penha, na Zona Leste de São Paulo. Depois que o programa começou, estudantes que antes gastavam sua energia em discussões e brigas durante o intervalo das aulas passaram a prestar atenção nas músicas e notícias veiculadas pela turma da rádio.

O trabalho é patrocinado pela Petrobrás. Ele foi um dos 38 escolhidos pela estatal em todo o Brasil para fazer parte do projeto Geração da Paz.

Para alcançar melhores resultados, a Estação da Arte realiza parceria com a Associação Fênix, no projeto chamado Leste-Oeste. Há três anos, a Associação Fênix adotou a Escola Estadual Professor Alves Cruz, em Pinheiros, Zona Oeste, e também coordena cursos extra-curriculares. E desde 2001, as duas associações trocam experiências e criam cursos em conjunto. “As festas e atividades conjuntas fazem com que os alunos ampliem sua visão de mundo”, conta Regina Vilella, uma das coordenadoras do Estação da Arte. A idéia de tirar os jovens da rua tem atraído personalidades famosas. Em junho deste ano, o publicitário Washington Olivetto compareceu a um show promovido pelas duas entidades. Se empolgou tanto com o trabalho das ONGs que colocou sua empresa à disposição para criar a logomarca do projeto Leste-Oeste.

“Só a educação e projetos como o das duas entidades, podem tirar o jovem da violência”, afirma o publicitário, que já foi uma das vítimas desta violência, ao ser seqüestrado. Ele diz que sempre apoiou trabalhos sociais, mas que depois do “lamentável episódio” está mais convicto de que é preciso ampliar esse tipo de iniciativa.

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/2003_10_06_d.asp

Secretaria de Estado da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader